Imagem: Reprodução/ Twitter

Na volta de comemoração de sua vitória, Hamilton homenageia Ayrton Senna.

A etapa mais aguardada pelos brasileiros, o Grande Prêmio de São Paulo, aconteceu neste domingo (14), no autódromo de Interlagos.

O GP de São Paulo de 2021 recebeu, além da corrida de domingo e dos treinos livres, a Sprint Race, que se classifica como uma corrida reduzida que define o grid de largada para a corrida principal. Ademais, vale ressaltar, que a etapa de 2020 foi cancelada, por conta da pandemia do Covid-19.

Inicialmente, o heptacampeão Lewis Hamilton havia conquistado a pole position na qualificação para Sprint Race. Contudo devido a uma irregularidade na asa móvel de seu carro, o britânico foi penalizado e largou da última posição.

Com isso, Max Verstappen largou em primeiro e Valtteri Bottas em segundo. No entanto, ao fim da Sprint, quem ficou com a pole foi o piloto da Mercedes, Bottas. Já Max Verstappen ficou na segunda posição e o espanhol Sainz, da Ferrari, ficou em terceiro.

Por outro lado, Hamilton, que largou em último durante a Sprint, chegou em 5° lugar. Mas devido a outra penalidade, pela troca de um dos componentes de seu motor, que lhe custou 5 posições, o britânico largou na décima colocação.

Outro ponto importante da etapa no Brasil, foi uma investigação sobre Max Verstappen que ao final da prova de classificação, mexeu no carro de seu principal oponente da temporada. O ato custou a Verstappen uma multa de 50.000 euros.

Em razão ao clima de altas temperaturas e as condições da pista, todos os pilotos largaram de pneu de faixa amarela, ou seja, pneu médio, exceto Yuki Tsunoda que largou de pneu macio. 

Logo na largada, Max Verstappen assumiu a primeira posição durante a curva do “S do Senna”. Seu companheiro de equipe, Sérgio Pérez, que largou na quarta colocação também subiu posições, assumindo o 2º lugar. 

Imagem: Reprodução/ Twitter

Já Lewis Hamilton, em apenas uma volta ultrapassou 4 carros, e na 7ª volta já ocupava a 3ª posição.  Também nessa mesma volta, o Safety Car entrou na pista, devido a batida entre Tsunoda e Stroll, entretanto nenhum dos pilotos precisou deixar a corrida, até o momento.

Outro incidente durante a primeira volta, levou Lando Norris à última posição.

Após a saída do Safety Car houve uma relargada que não alterou as posições. Contudo, uma volta depois Mick Schumacher bateu seu carro e deixou pedaços da sua asa dianteira na pista.

Na volta 18, Lewis Hamilton ultrapassou o Checo Pérez que não deixou barato, aproveitou a abertura da asa móvel e retomou a posição. Porém, na volta 19, Hamilton ultrapassou novamente no início do “S do Senna”.

Lewis fez o pit stop na volta 28. Logo na volta seguinte, Max Verstappen fez sua parada. Enquanto isso, Bottas assumiu a ponta. 

Além disso, Lance Stroll perdeu um pedaço do assoalho de seu carro. Assim o Safety Car Virtual entrou na pista, e estrategicamente a Mercedes fez o pit stop de Bottas.

Na volta 41, Max Verstappen fez seu segundo pit stop. Uma volta depois, Bottas também fez sua segunda parada. Com isso, Lewis Hamilton assumiu a ponta. Mas foi para o box poucas voltas depois. Consequentemente, Max Verstappen assumiu outra vez a liderança.

Uma grande disputa pela primeira posição ocorreu entre os principais competidores ao título mundial de 2021. Lewis Hamilton e Max Verstappen duelaram em alta velocidade. O holandês tentando defender sua posição e Hamilton buscando assumir a liderança. 

Imagem: Reprodução/Twitter

Nesse meio tempo, o piloto da McLaren, Daniel Ricciardo, deixou a corrida devido a falta de potência nos seus motores.

Faltando menos de 20 voltas para o final, a disputa entre Max e Lewis se intensificou, e o britânico conseguiu passar o holandês. Após a ultrapassagem, Hamilton abriu mais de 5 segundos de vantagem.

O final do Grande Prêmio do Brasil, teve Lewis Hamilton em primeiro lugar, Max Verstappen em segundo e Valtteri Bottas em terceiro. 

Após cruzar a linha de chegada, Hamilton que também foi considerado o piloto do dia, fez sua volta de comemoração segurando a bandeira do Brasil, gesto em referência e homenagem ao grande piloto brasileiro Ayrton Senna. 

Imagem: Reprodução/ Twitter

Com isso, no Campeonato Geral de 2021, Max Verstappen ainda assume a liderança, com 14 pontos à frente de Lewis Hamilton. E no Campeonato Mundial de Construtores são 11 pontos de diferença, entre a líder Mercedes e a vice-líder Red Bull.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *