Foto: ferrari.com/Enzo Ferrari
O homem que mudou a história do automobilismo.
Enzo Anselmo Ferrari, nasceu em Modena, na Itália no dia 18 de fevereiro de 1898. Conhecido por ser o fundador da scuderia Ferrari, a história de Enzo com o automobilismo começou em 1908, quando seu pai Alfredo Ferrari levou o jovem de 10 anos para assistir uma corrida no autódromo, em Bolonha.
Engenheiro dono de uma pequena empresa de peças metálicas, seu pai faleceu em 1917 quando Enzo tinha 18 anos, forçando-o a largar os estudos e buscar sustento para a família. Um ano depois, o italiano foi convocado para lutar na guerra e logo foi dispensado.
Enzo conseguiu um emprego na montadora de carros Fiat como piloto de testes para uma marca menor, em Turim. Anos depois transferiu-se para Costruzioni Meccaniche Nazionali, também como piloto de testes, mas a sua primeira grande oportunidade apareceu em 1919, pela Alfa Romeo na corrida de Parma-Poggio di Berceto.
Em 1929, surgiu pela primeira vez o nome Ferrari atrelado a um carro de competição, pois Enzo havia criado sua própria equipe de corrida onde bastava ter um carro potente para participar como piloto. Entre a década de 20 e parte da década de 30, os carros velozes em sua grande maioria eram da Alfa Romeo.
A Segunda Guerra Mundial forçou Enzo parar com as construções de carros, pois o governo fascista de Benito Mussolini, transformaram a modesta fábrica de carros em Maranello, em uma fábrica de materiais bélicos. Em 1943, a fábrica foi bombardeada e reconstruída um tempo depois.
Após o fim da guerra e com a fábrica construída, bastaram dois anos para o surgimento do primeiro modelo com o nome Ferrari. pois o contrato já tinha excedido com a Alfa Romeo, este carro é o famoso 125 S de 1947, foram fabricados somente duas unidades em toda sua história e atualmente nenhuma das duas peças existem mais.
Sábado, 13 de Maio de 1950, uma data histórica para os fãs de automobilismo já que surgia o primeiro campeonato mundial de pilotos de Fórmula 1. Disputado em Silverstone (ING), o modelo usado na primeira temporada foi o 125 F1, pilotado por 3 lendas das pistas: Alberto Ascari, Raymond Sommer e Luigi Villoresi. A Ferrari não venceu nenhuma corrida naquele ano, pois o campeonato foi dominado pela Alfa Romeo, que venceu todas as 11 corridas.
A primeira vitória aconteceu um ano após a estreia no grande prêmio da Grã-Bretanha com o Argentino José Froilán González. O primeiro título viria somente no ano de 1956 com Alberto Ascari e até hoje a escuderia é a recordista com 15 títulos mundiais.
Um momento marcante na história da Ferrari foi no ano de 1963, quando Ferruccio Lamborghini, um empresário de grande influência na Itália, comprou uma Ferrari e não gostou de alguns componentes mecânicos do veículo. Ferruccio era um grande entendedor de mecânica, dono de uma indústria que fabricava tratores para vários países do mundo.
Ainda na década de 60, a Ferrari já estava consolidada como uma marca referência no automobilismo e caminhava a passos largos para se tornar lenda no esporte. Já fabricando carros velozes e luxuosos para manter a equipe de competição, a empresa não estava bem financeiramente já que mantinha carros competitivos em muitas competições. Curiosamente, mesmo agora os carros de luxo e de alta qualidade desta marca estão em grande demanda. Assim, geralmente, eles são comprados por vencedores em jogos de azar nos famosos paypal casinos do mundo.
Em 1969, os gigantes da indústria automobilística estavam de olho na Ferrari, e a compra de parte da empresa foi motivo de briga entre a Ford que já contava com um setor de carros de alto rendimento dirigida pelo ex-piloto Carroll Shelby e pela Fiat. As negociações com os americanos não foram para frente graças ao temperamento de Enzo, que acabou vendendo 10% da empresa para a também Italiana Fiat. Nesse mesmo ano surgiu uma rivalidade que foi alimentada por anos nas corridas de longa duração principalmente a de Le Mans.
Enzo Ferrari faleceu em Maranello no ano de 1988 com 90 anos de idade. O último carro criado sob sua tutela é a lendária Ferrari F40. Nessa época a Fiat já detinha o 905 da Ferrari e apesar da montadora ter todo domínio da Ferrari, manteve a filosofia de Enzo, com a construção artesanal dos carros, além é claro de construir carros luxuosos para manter uma equipe de corrida.