Foto: Twitter/Copa América Oficial
Colômbia consegue se impor no primeiro tempo, e segura a pressão para sair com três pontos
Na segunda partida do dia válida pelo grupo B da Copa América, a Colômbia venceu o Equador por 1×0 na Arena Pantanal em Cuiabá. Com o resultado a Colômbia se junta ao Brasil com 3 pontos conquistados, enquanto o Equador fica zerado com um jogo a mais que o Peru (descansou nesta rodada) . A Colômbia volta a campo na próxima quinta-feira (17) contra a Venezuela no estádio Olímpico de Goiânia as 18h pela segunda rodada. O Equador descansa na rodada e só joga no próximo domingo (20) também contra a Venezuela, pela terceira rodada do grupo B no Estádio Nilton Santos as 18h.
Colômbia 1×0 Equador
Mesmo sem a sua grande estrela e um dos maiores jogadores da história do país James Rodriguez, a Colômbia não hesitou em ocupar o campo de ataque e ditar o ritmo nos primeiros minutos de jogo, apostando na maioria das descidas pela direita com Cuadrado. O jogo foi bem pegado e físico, com diversas divididas e com choques de cabeça, que precisou de atendimento para Preciado aos 21′. O Equador equilibrou as ações ofensivas, mas as duas equipes pecaram no último passe para a finalização, e a partida não teve grandes chances na primeira etapa.
Com as duas equipes fechadas, o jogo se resumia a perde e ganha frequente, com nenhuma seleção conseguindo criar chances ofensivas de perigo real. Mas no finalzinho do primeiro tempo, a Colômbia chegou ao primeiro gol aos 41′ após levantamento de Cuadrado em jogada ensaiada, Borja escorou pro meio e Cardona chegou chutando de voleio a bola pro chão, que foi no canto direito do goleiro e colocou a Colômbia em vantagem no placar antes de ir pro vestiário.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram sem alterações do intervalo, com o Equador postado do meio pra frente pressionando a saída de jogo da Colômbia em busca do empate. Aos 8′, Estupiñán bateu falta com perigo, e Ospina defendeu com a ponta dos dedos e evitou o empate. Aos 10′ a Colômbia respondeu em contra-ataque rápido quando Borja saiu na boa pra chutar pela esquerda, mas isolou por cima do gol. O Equador tentava chegar em bolas alçadas na área.
A Colômbia ficou acuada no campo de defesa, sem conseguir sair pro jogo, e Ener Valência era a principal arma ofensiva da La Tri. Aos 26′, Estupiñán chegou batendo forte de primeira pela esquerda, mas Ospina defendeu bem. Ener Valência teve mais uma chance de levar perigo ao gol de Ospina, mas isolou a cobrança de falta aos 34′.
Ficha técnica
Colômbia x Equador
Local: Estádio Arena Pantanal, Cuiabá- MT.
Data: 13 de junho de 2021 (domingo).
Horário: 21h (horário de Brasília).
Arbitragem: Apitou o árbitro Nestor Pitana (ARG) assistido por Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (ARG). O quarto árbitro foi Jesús Hil Manzano (ARG). O VAR ficou por conta de Mauro Vigliano (ARG) assistido por VAR Fancundo Tello (ARG).
Colômbia: Ospina, Muñoz, Mina, Murillo (Davinson Sánchez), Yairo Moreno (Tesillo), Barrios, Uribe (Sebastián Pérez), Cuadrado, Cardona (Cuéllar), Borré, Borja (Zapata).
Técnico: Reinaldo Rueda.
Gol: Cardona.
Cartões Amarelo: Uribe, Muñoz.
Equador: Ortíz, Ángelo Preciado, Arboleda, Hincapié, Estupiñán, Jhegson Méndez, Moisés Caicedo (Damián Díaz), Plata (Ayrton Preciado), Fidel Martínez (Mena), Valencia, Estrada (Jordy Caicedo).
Técnico: Gustavo Alfaro.
Cartão amarelo: Valencia.