Foto: Twitter Oficial/Eurocopa
Os nórdicos chegaram aos mesmos três pontos da Finlândia, mas se classificaram pelo saldo de gols
Em partida válida pela última rodada do grupo B da Eurocopa 2021 a Rússia perdeu para a Dinamarca por 4 a 1 na tarde desta segunda-feira (21). Com o resultado a Dinamarca conseguiu se classificar em segundo lugar no grupo B com três pontos e ultrapassou a Finlândia que perdeu para a Bélgica por 2 a 0 que também tem três pontos mas aguarda o desfecho dos outros grupos para saber se passa de fase. A Dinamarca enfrenta nas oitavas de final o País de Gales neste sábado (26) na Johan Cruijff Arena às 13h de Brasília em jogo único.
Rússia 1×4 Dinamarca
A Dinamarca iniciou a partida sem pontuar até então nesta Eurocopa e sabendo que para ter chances de classificação precisaria no mínimo fazer a lição de casa e vencer a Rússia com boa vantagem para fazer saldo e depender da vitória da Bélgica na outra partida do grupo contra a Finlândia. Com o apoio da torcida, os nórdicos foram pra cima em busca do resultado mas quem teve a primeira boa chance de gol foi a Rússia aos 17′ em bela jogada de Golovin que carregou pelo meio, limpou os zagueiros e dentro da área bateu rasteiro firme mas a bola foi em cima de Schmeichel, porém quase passou entre as pernas do goleiro.
Aos 28′ a resposta da Dinamarca veio em chute de Höjbjerg de fora da área. Ele bateu cruzado, a bola passou perto da trave direita de Safonov e voltou na rede pelo lado de fora engando parte da torcida presente. Aos 38′ o placar foi inaugurado com um golaço de Damsgaard, que recebeu na entrada da área, limpou para a perna direita e bateu forte no ângulo de fora da área, sem chances para o goleiro russo que nada pode fazer. Dinamarca na frente no primeiro tempo.
Segundo tempo
A Rússia voltou do intervalo sabendo que se quisesse a classificação teria que ao menos empatar. Então, começou a controlar a bola no meio campo e ocupar mais o setor ofensivo. Mas aos 13′ com a bola dominada na saída de jogo Zobnin tentou recuar para Safonov mas mandou no contrapé do goleiro, e a bola sobrou limpa para Poulsen com o gol livre ampliar o placar para a Dinamarca. A Rússia partiu pro abafa e aos 22′ teve um pênalti polêmico marcado de Vestergaard em Sobolev. Dzyuba que nada tinha a ver com isso foi pra bola, diminuiu a vantagem no placar e com o gol se igualou com Kerzhakov na artilharia histórica da Rússia com 30 gols.
Aos 31′ a torcida dinamarquesa comemorou o gol marcado pela Bélgica, que no momento assegurava a classificação. E para garantir a vitória e a classificação, foi pro ataque para ampliar o placar. Aos 33′ outro golaço da Dinamarca, desta vez de Christensen, que pegou o rebote fora da área de duas boas defesas de Safanov e mandou uma bomba forte, sem chances para o goleiro. A Rússia foi para o tudo ou nada, mas em um contra-ataque fatal a Dinamarca selou a vitória por 4 a 1 em gol de Maehle que prendeu a bola, e bateu rasteiro no canto do goleiro. Fim de jogo e Dinamarca classificada no saldo de gols.
Ficha técnica
Rússia x Dinamarca
Local: Estádio Parken, Copenhague- Dinamarca.
Data: 21 de junho de 2021 (segunda-feira).
Horário: 16h (horário de Brasília).
Arbitragem: Apitou o árbitro Clément Turpin (FRA) assistido por Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA). O quarto árbitro foi Sandro Schärer (SUI) e o VAR ficou sob o comando de François Letexier (FRA).
Rússia: Safonov, Diveev, Dzhikiya, Kudryashov (Karavaev), Mário Fernandes, Ozdoev (Zhemaletdinov), Zobnin, Kuzyaev (Mukhin), Miranchuk (Sobolev), Golovin, Dzyuba.
Técnico: Stanislav Cherchesov.
Gol: Dzyuba.
Cartões Amarelo: Kudryashov, Diveev.
Dinamarca: Schmeichel, Christensen, Kjaer, Vestergaard, Wass (Stryger), Höjbjerg, Delaney (Jensen), Maehle, Braithwaite (Cornelius), Poulsen (Dolberg), Damsgaard (Nörgaard).
Técnico: Kasper Hjulmand.
Gols: Poulsen, Damsgaard, Christensen, Maehle.
Cartões amarelo: Delaney.