Foto: Twitter Oficial/Eurocopa
Com golaço de Modric, Croácia se classificou em segundo lugar no desempate por gols pró
Na partida derradeira do grupo D a Croácia enfrentou a Escócia nesta terça-feira (22) e venceu por 3 a 1 em Glasgow às 16h. Com o resultado a Croácia conseguiu se classificar em segundo lugar no grupo com quatro pontos, ultrapassando a República Tcheca nos gols pró e ficando abaixo da Inglaterra que ficou com sete pontos. Na próxima fase enfrenta o segundo colocado do grupo E na segunda-feira (28) que pode ser Suécia, Espanha, Polônia ou Eslováquia às 13h.
Croácia 3×1 Escócia
As duas seleções iniciaram a ultima rodada sabendo que quem vencesse a partida estaria classificado, ao menos entre os quatro melhores terceiros. A Escócia chegou com perigo aos 5′ com McGinn, que fez boa jogada pela esquerda e levantou para Adams, que não alcançou mas mesmo assim obrigou o goleiro a mandar pra escanteio. Adams teve outra boa chance aos 9′ quando recebeu na entrada da área, girou e bateu com perigo, mas a bola passou perto do canto esquerdo.
A Croácia que ainda não havia levado perigo ao gol adversário, chegou e abriu o placar aos 16′. Após boa troca de passes Juranovic cruzou no segundo pau e Perisic escorou pro meio da área onde achou Vlasic, que dominou e finalizou rasteiro no cantinho de canhota. Aos 24′ McGinn teve a chance de empatar o jogo, mas bateu fraco e parou na defesa de Livakovic. Aos 41′ a Escócia marcou seu primeiro gol na Eurocopa com McGregor que bateu firme da meia lua da grande área no cantinho do goleiro após a defesa croata tentar afastar duas vezes.
Segundo tempo
A Croácia voltou em cima, e aos 4′ Kovacic deixou Gvardiol na boa para ampliar o placar, mas ele não conseguiu bater na bola e se chocou com o goleiro. Aos 10′ Modric achou o espaço e lançou por cima da zaga deixando Perisic na boa para marcar o segundo. Ele chutou forte mas a bola foi em cima do goleiro. A seleção escocesa deu a resposta aos 13′, com McGinn sendo acionado na área por Tierney, mas desperdiçou a chance. Aos 16′ a Croácia marcou o segundo gol, em grande jogada coletiva que começou com Modric abrindo na esquerda para Gvardiol que achou Petkovic dentro da área. Ele escorou para Kovacic que devolveu pra Modric mandar de trivela de fora da área e marcar um golaço.
Com o segundo gol, a Croácia tentou administrar o jogo rodando a bola sem pressa no meio campo e apostando em infiltrações laterais enquanto a Escócia ficou sem saber por onde chegar na área adversária. E a Croácia ampliou o placar aos 31′ em cobrança de escanteio de Modric, que cruzou no primeiro pau e Perisic subiu mais que a zaga e mandou no canto esquerdo do gol. A Escócia não teve forças para reagir e a bola ficou com a Croácia, que venceu pela primeira vez na história os escoceses e se classificou para as oitavas de final, enquanto a Escócia que voltou a disputar a Eurocopa 25 anos depois cai na primeira fase.
Ficha técnica
Croácia x Escócia
Local: Estádio Hampedem Park, Glasgow – Escócia.
Data: 22 de junho de 2021 (terça-feira).
Horário: 16h (horário de Brasília).
Arbitragem: Apitou o árbitro Fernando Andres Rapallini (ARG) assistido por Juan Pablo Belatti (ARG) e Diego Yamil Bonfa (ARG). O quarto árbirtro foi Bartosz Frankowski (POL) e o VAR ficou sob comando de Alejandro Hernández (ESP).
Croácia: Livakovic, Juranovic, Lovren, Vida, Gvardiol (Barisic), Brozovic, Modric, Kovacic, Vlasic (Ivanusec), Perisic (Rebic), Petkovic (Kramaric).
Técnico: Zlatko Dalic.
Gols: Vlasic, Modric, Perisic.
Cartão Amarelo: Lovren.
Escócia: Marshall, McTominay, Hanley (McKenna), Tierney, O’Donnell (Patterson), Robertson, Armstrong (Fraser), McGinn, McGregor, Dykes, Adams (Nisbet).
Técnico: Steve Clarke.
Gol: McGregor.
Cartão amarelo: McKenna.