Locatelli faz 2 e Itália vence

(Foto: Riccardo Antimiani/Reuters)

Em partida inspirada do volante do Sassuolo, a Itália fez 3 a 0 na Suíça e se classificou para as oitavas da Eurocopa.

Na quarta-feira (16), a seleção italiana enfrentou a Suíça pela segunda partida da fase de grupos da Euro 2021. A Itália vinha de vitória sobre a Turquia, enquanto a equipe suíça tinha empatado com o País de Gales por 1 a 1.

Domínio da Itália

A partida começou com maior domínio de bola por parte da Suíça, mas as melhores chances eram da Azzurra. A primeira grande chance da seleção italiana veio a partir do atacante Immobile. O atacante da Lazio aproveitou o cruzamento de Spinazzola, subiu mais que todo mundo e cabeceou, mas a bola saiu por cima do gol.

Com o passar do tempo, a Itália começou a ficar mais com a bola e pressionar a seleção suíça. Aos 18 minutos o gol veio nos pés do capitão Chiellini, que aproveitou a bola que sobrou após o escanteio e fuzilou as redes. Entretanto, após checagem do VAR, foi constatado que o zagueiro da Juve tinha tocado na bola com a mão. Gol anulado e jogo que segue.

A primeira chegada da seleção dos Alpes foi somente na metade da primeira etapa, quando Shaqiri escapou da forte defesa italiana e cruzou, porém não havia ninguém para finalizar. A resposta veio quase em seguida. Após lançamento para Berardi, Locatelli acompanha a jogada, ingressa na grande e aproveita o cruzamento do atacante companheiro de equipe para marcar. Azzurra na frente, 1 a 0.

Com o gol, a Suíça se viu obrigada a buscar o ataque e a primeira finalização da equipe aconteceu somente aos 27 minutos, quando Ricardo Rodriguez arrancou e tentou de muito longe, mas sem assustar o goleiro Donnarumma.

A equipe italiana dominava a partida e atacava com muita facilidade. Aos 32 minutos, o segundo gol quase veio, quando Insigne aproveitou que o goleiro suiço Sommer estava adiantado e tentou por cobertura, mas o zagueiro Akanji surgiu para salvar de cabeça.

A defesa da Suíça se segurava como podia, mas não conseguia resistir a forte (e motivada) Itália. Quase no fim da primeira etapa, o lateral Spinazzola aproveitou o passe de Insigne e chutou rasteiro de bico, mas a bola saiu com perigo pela linha de fundo.

Com o domínio italiano e com Sommer e Akanji salvando constantemente a seleção suiça, o tempo passou até o fim da primeira etapa. Itália na frente, 1 a 0.

Massacre italiano

Após um verdadeiro monólogo italiano, as equipes entraram em campo para o segundo tempo com missões diferentes. Por parte da Azzurra, a intenção era aproveitar a superioridade e aumentar o placar. Já a Suíça queria segurar ao máximo a animação da Itália e esperar por uma oportunidade de igualar o placar.

O plano parecia que poderia dar certo, pois já no primeiro minuto da segunda etapa, após o escanteio cobrado por Ricardo Rodríguez, o zagueiro Elvedi cabeceou para fora. Porém, a pressão da seleção dos Alpes logo foi silenciada por Locatelli. O jovem volante estava inspirado, recebeu mais um passe de Berardi na meia-lua da grande área e chutou no cantinho do gol de Sommer. Mais uma vez Itália, mais uma vez Locatelli, 2 a 0.

Com a partida sob total controle, a seleção italiana começou a valorizar mais a posse de bola, trocando passes com maior frequência, mas os suíços queriam jogo. Shaqiri faz bom passe para Zuber que chutou colocado, exigindo pela primeira vez na partida a participação mais significativa do goleiro Donnarumma.

O jogo ficou mais movimentado, mas sem nenhuma finalização que trouxesse muito perigo para os goleiros. Somente aos 27 minutos que surgiu uma nova chance de gol, quando o atacante Immobile aproveitou o passe de Bonucci e chutou cruzado, mas para fora do gol. Quase em seguida, mais uma chance do atacante da Lazio, mas novamente ela passa ao lado esquerdo do gol de Sommer.

Após muita insistência, o atacante italiano finalmente foi recompensado. Aos 43 minutos do segundo tempo, o brasileiro naturalizado italiano ex-Goiás e São Paulo, Rafael Tolói rouba a bola, passa para Immobile na intermediária, que recebe e chuta no canto direito do goleiro suiço. Passeio italiano, 3 a 0.

A equipe visitante até tentou um ataquezinho para diminuir o placar, mas não conseguiu. Sem tempo para mais nada, o árbitro encerra o jogo. Itália classificada 3, Suíça 0. A Azzurra está em primeiro lugar no Grupo A e vai defender a liderança contra o País de Gales no domingo (20). Já a seleção suíça, que ainda sonha com a classificação, enfrenta a lanterna Turquia na mesma data.

Itália 3 x 0 Suíça
Data
: 16/06/2021 (quarta-feira)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Local: Stadio Olimpico (Turim – Itália)
Arbitragem: Sergei Karasev (RUS)

Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini (Acerbi) e Spinazzola; Barella (Cristante), Jorginho e Locatelli (Pessina); Berardi (Rafael Tolói), Insigne (Chiesa) e Immobile. Técnico: Roberto Mancini.
Gols: Locatelli (26′ e 52′) e Immobile (89′)

Suiça: Sommer; Elvedi, Schär (Zuber) e Akanji; Mbabu (Widmer), Freuler (Sow), Xhaka e Ricardo Rodríguez; Shaqiri (Ruben Vargas), Seferovic (Gravanovic) e Embolo. Técnico: Vladimir Petkovic.
Cartões Amarelo: Gavranovic e Embolo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *