El Salvador se torna o primeiro país do mundo a aceitar a moeda virtual oficial
O Congresso do país votou na madrugada, de quarta-feira (9), um texto no qual tornaria a criptomoeda oficial e válida em todo o país. O objetivo de El Salvador é tornar a economia mais forte, dinâmica e tecnológica. O projeto teve uma aprovação de 62 dos 84 parlamentares que compõem a assembleia. O presidente do país, Nayib Bukele, comemorou afirmando que este é o primeiro passo para a nova economia global. Por outro lado, enfatizou a importância do seu partido para a aprovação do projeto, que é maioria na casa.
O texto conta apenas com 16 artigos, e qualquer agente econômico deve aceitar a forma de pagamento. Alguns opositores do projeto, argumentaram que somente pessoas com poder monetário ganhariam essa praticidade de pagamento. Também salientaram a precariedade nos novos sistemas de pagamento dentro de El Salvador, como a falta de acesso em plataformas com o PicPay, por exemplo.
Movimento global?
A ministra da economia salvadorenha, Maria Luisa Hayen, apresentou o projeto na Comissão de Finanças do Congresso, na terça-feira (8). Segundo a assessoria da ministra, antes de tudo, não foi a primeira vez que projeto foi debatido e que sua aprovação deve ser comemorada. Com isso, El Salvador se torna pioneiro na economia digital. Movimento que eventualmente as grandes potências devem adotar.
A verdade é que essa nova realidade pode ganhar mais força nos próximos anos. El Salvador pode ser o primeiro a aprovar a criptomoeda. Contudo não é a primeira vez que um país cogita usar o bitcoin como moeda válida. A princípio, países como a França, Reino Unido e Canadá já debateram essa possibilidade no passado. Por isso, El Salvador será uma espécie de laboratório para esses países. Pois, seu sucesso ou fracasso econômico do país será determinante no processo, quase inevitável, das criptomoedas.
E no Brasil?
No Brasil algo semelhante aconteceu. O Banco Central criou o Real Digital, apesar do nome ser uma extensão da moeda física brasileira, o projeto pretende se tornar futuramente uma moeda própria que não dependa do real convencional.
Para conferir outras matérias dessa editoria, clique aqui.