Foto: Reprodução Internet

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (14/07), em Belém, pela Polícia Federal, a operação Mapinguari (referência a uma figura protetora da Floresta Amazônica), a qual visa investigar o delegado Everaldo Jorge Martins Eguchi, mais conhecido como Delegado Eguchi, membro da própria corporação, sob acusações de que teria vazado informações de uma operação que cercava uma organização criminosa destinada à exploração ilegal de minério de manganês.

Foram realizados oito mandatos de busca e apreensão contra o delegado, com um efetivo de 35 agentes. Além dele, seis empresários ligados à exploração ilegal do minério também estão sendo investigados. Eguchi já foi afastado de suas funções. Sobre ele, estão as acusações de violação de sigilo funcional, corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa.

O vazamento das informações pelo delegado, segundo a PF, prejudicou a apuração do crime, pois parte dos investigados, já avisados da operação, não apareceram no local onde cometiam os atos ilícitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *