Foto: Reprodução/Ministério do Trabalho//Onyx Lorenzoni
O novo Ministério foi confirmado no Diário Oficial da União
Nesta quarta-feira (28) atos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) a mudança que integra uma minirreforma ministerial e coloca Onyx Lorenzoni como titular da pasta.
O Ministério do Emprego e da Previdência ficará responsável por pautas como o políticas para geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; política salarial; fiscalização do trabalho; previdência e outros.
O Ministério será também composto pelo Conselho Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O Ministério do trabalho já tinha 89 anos quando o presidente Jair Bolsonaro o incorporou ao Ministério da Economia, colocando sob a supervisão de Paulo Guedes os assuntos relacionados ao antigo ministério.
Uma das principais propostas de Bolsonaro era primeiramente diluir alguns ministérios. A minirreforma no entanto ocorre junto das alterações na Secretaria-Geral da Presidência da República , a qual Lorenzoni era responsável desde janeiro, e da Casa Civil.
Dança das cadeiras
A Secretaria-Geral passa a ser responsabilidade de Luiz Eduardo Ramos, que até então era chefe da Casa Civil.
E a Casa Civil ficará nas mãos do senador pelo Piauí, Ciro Nogueira (PP), que também é membro do Congresso com o Centrão e presidente do Partido Progressista.
Esta reforma ministerial tem como objetivo atingir o Congresso e criar uma ponte com o Centrão. De forma que a Casa Civil, que ficará nas mãos do senador do Centrão, que coordena as ações do governo. O ministro Chefe supervisionará os outros ministros e julgas as ações tomadas.