Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente da República afirma que foi impedido de combater a pandemia pelo STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) postou em seu perfil do Twitter, na tarde da última quarta-feira (28), um vídeo rebatendo as afirmações de Jair Bolsonaro e seus ministros reafirmando que não proibiu o governo federal de agir no combate a pandemia. 

“O STF não proibiu o governo federal de agir na pandemia! Uma mentira contada mil vezes não vira verdade!”, escreveu o Supremo na publicação.

A frase utilizada pela Corte, “uma mentira contada mil vezes não vira verdade!” é uma modificação da frase de Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista, que afirmava que uma mentira contada mil vezes se torna verdade.

Publicação do STF no Twitter

O vídeo foi publicado após Bolsonaro afirmar, diversas vezes, que foi impedido pelo Supremo de atuar no enfrentamento à Covid-19. A mais recente foi no último dia 24/7, onde o presidente da República disse que se ele “tivesse coordenando a pandemia, não teria morrido tanta gente”, se referindo a decisão do STF, de abril de 2020, que estados e municípios tinham autonomia para tomar decisões sobre a pandemia.

Em seus 29 segundos, o Supremo explica que “é falso que o Supremo tenha tirado poderes do presidente da República de atuar na pandemia. É verdadeiro que o STF decidiu que União, estados e prefeituras tinham que atuar juntos, com medidas para proteger a população. Não espalhe fake news! Compartilhe as #VerdadesdoSTF”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *