Após Lula ter ganhado as corridas pela presidência, líderes mundiais o parabenizam com mensagens nas redes sociais.
Artigo por: Mayara Pereira
Foto: Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução/Twitter
Após Lula (PT) ter ganhado a corrida presidencial na noite deste domingo (30), líderes mundiais, como Joe Biden (EUA) e Emmanuel Macron (França), mandaram mensagens de congratulações ao futuro presidente. A lista de felicitações inclui representantes das maiores economias mundiais, quase todos os presidentes da América do Sul e personalidades internacionais. Sobretudo, mesmo após a derrota, Jair Bolsonaro (PL) permanece em silêncio desde os resultados das eleições.
Apesar da derrota, Jair Bolsonaro mantém o silêncio, não se pronuncia publicamente e prossegue com relutância em ligar para Lula para o parabenizar pela vitória nas urnas, como costuma ser a tradição. O candidato à reeleição está isolado desde domingo (31) e não dará entrevistas, mas está preparando seu texto de pronunciamento à nação, que pode acontecer na terça-feira (01).
Com o silêncio de Bolsonaro, aliados do atual presidente se pronunciaram nas redes sociais sobre a vitória de Lula. Além disso, governadores, parlamentares e ex-ministros afirmaram que continuarão com oposição ao petista. Já outros parabenizaram Lula e se colocaram à disposição para trabalhar ao lado dele, como o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador eleito de São Paulo, disse em entrevista para O Globo: “Vamos olhar o interesse para o estado de São Paulo. E observem que, para que a gente possa trazer políticas públicas, é fundamental o alinhamento com o governo federal”.
FELICITAÇÕES AO NOVO PRESIDENTE
Internacionalmente, o presidente eleito recebeu diversas mensagens. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, publicou uma mensagem em seu Twitter parabenizando Lula menos de 40 minutos após os resultados. Ele deseja “Parabéns ao Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos”.
Além disso, esta segunda-feira (31), o presidente americano também conversou com o futuro líder brasileiro em uma ligação de 20 minutos. Sobretudo, Biden contou que ambos estão montando uma equipe para discutir o que pode ser feito em conjunto.
“Os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os EUA e o Brasil e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional”, diz em nota o governo americano.
O presidente da França, Emmanuel Macron, telefonou para Lula nesta segunda-feira (31) e postou um trecho da ligação em suas redes sociais:
No domingo, o líder francês já havia publicado uma nota de felicitações a Lula, citando uma renovação de vínculo de amizade entre os dois países.
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, publicou uma mensagem em português felicitando Lula, assim como o chanceler alemão, Olaf Scholz. Sobretudo, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak e o premiê da Espanha, Pedro Sánchez também deixaram mensagens. Assim como o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, também deixaram suas mensagens de apoio.
Além destes, nomes como Alberto Fernández (Argentina), Vladimir Putin (Rússia), Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Guillermo Lasso (Equador), Andrés Manuel López Obrador (México), Nicolás Maduro (Venezuela), Luis Arce (Bolívia), Pedro Castillo (Peru), Luis Lacalle Pou (Uruguai), Miguel Díaz-Canel (Cuba), e vários outros líderes mundiais estão deixando suas mensagens de parabéns e apoio ao futuro presidente do Brasil.