Imagem: Reprodução Instagram
O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com diversos apoiadores, sem fazer o uso de máscara
Nesta manhã (23) por volta das 9h30, o presidente Jair Bolsonaro chegou de helicóptero no Parque Olímpico na zona oeste do Rio de Janeiro. O defensor da cloroquina não utilizou máscara, assim como grande parte de seus apoiadores e de sua comitiva que o aguardavam no local.
Após a recepção, o presidente posou para fotos e em seguida, colocou o capacete para andar de moto com os apoiadores. A ação do presidente desobedece totalmente às medidas de prevenção da covid-19 no Estado do Rio de Janeiro. O decreto estadual estabelece que o uso de máscara é obrigatório em todos os locais públicos do Rio.
Decreto Nº 47576 de 19/04/2021
“Fica considerado obrigatório, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, enquanto vigorar a situação de emergência em saúde em virtude da pandemia da covid-19, o uso de máscara de proteção respiratória, seja ela descartável ou reutilizável, de forma adequada, em qualquer ambiente público, assim como em estabelecimentos privados com funcionamento autorizado de acesso coletivo.”
O decreto esclarece o que é considerado como ambiente público:
“Compreende-se entre os locais descritos no caput deste artigo, dentre outros: ruas, praças, parques, meios de transporte coletivo e individual de passageiros, repartições públicas, hospitais, supermercados, farmácias, padarias, agências bancárias, além de outros estabelecimentos comerciais.”
Manifestações públicas na pandemia
Os apoiadores do presidente organizaram diversas manifestações públicas desde que ele começou a ser pressionado pelas revelações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 e do avanço do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de intenção de votos para as eleições de 2022.
Atos de apoio ao governo Bolsonaro estão acontecendo de maneira recorrente. Da mesma forma, no início do mês, ele havia passeado com mais de 3.000 veículos pelas ruas de Brasília. O passeio de hoje foi divulgado nas redes sociais e teve o apoio de centenas de motociclistas, ciclistas e alguns pedestres que já se aglomeravam em frente ao Parque Aquático Maria Lenk, na zona oeste do Rio e deve seguir por 40 quilômetros até o Monumento das Pracinhas, no Flamengo, zona sul. Além disso, a previsão da prefeitura era que eles se concentrassem em um bolsão dentro do Parque Olímpico, o que não ocorreu.
O grande número de motociclistas no local, tem provocado lentidão no trânsito. Ônibus e veículos da polícia militar acabaram por ficar preso no trânsito.