Foto: Reprodução/Pixabay
Estudo divulgado pelo Idec revela que todas as oito marcas de bolacha-biscoito testaram positivo para pelo menos três agrotóxicos distintos
Muito se discute na internet sobre o alimento conhecido em alguns lugares como biscoito e, em outros, como bolacha. A discussão entre internautas de diferentes regiões pode até continuar, mas para um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) essa dúvida não importa, pois ambos têm veneno.
O estudo “Tem Veneno Nesse Pacote”, divulgado pelo Idec, submeteu 27 alimentos industrializados, divididos em oito categorias de alimentos e bebidas, a fim de detectar a presença de agrotóxicos. Do total de amostras, 59,3% apresentaram resíduos de defensivos agrícolas.
“Nossa hipótese se confirmou: resíduos de 13 tipos de agrotóxicos foram encontrados nesses produtos ultraprocessados. Em um simples biscoito água e sal, por exemplo, encontramos resíduos de até sete agrotóxicos”, afirma o Idec.
Todas as oito marcas de bolacha-biscoito testaram positivo para pelo menos três agrotóxicos distintos. São produtos fabricados por Mondeléz (Oreo e Trakinas), Nestlé (Bono e Negresco), Arcor (Triunfo), M Dias Branco (Vitarella e Zabet) e Marilan.
Confira, abaixo, informações detalhadas sobre a presença de agrotóxico de diferentes biscoitos e bolachas, segundo cartilha divulgada pelo Idec:
“A pesquisa reforça a necessidade da ampliação da fiscalização de ultraprocessados pelos órgãos reguladores e da adoção de medidas que favoreçam escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis pelo Estado. A indústria, por sua vez, deve ser responsabilizada e exigida a utilizar melhores práticas, garantindo a saúde e a segurança dos cidadãos”, reforça o Idec.
A Cartilha “Tem Veneno Nesse Pacote” está disponível aqui.