Foto: Pixabay/Reprodução
O quadro de estoque de bolsas é crítico, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde
A situação do estoque de bolsas de sangue do Hemope Recife é crítica, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Por esse motivo, a instituição está aceitando qualquer tipo de doação. Isso porque é justamente nessa época do ano que aumenta a demanda, já que ocorrem vários acidentes relacionados às comemorações de fim de ano.
Por isso, o Hemope Recife vai funcionar durante as festividades em horário normal, das 7h15 às 18h30 de segundas-feiras aos sábados. Só fechará nos dias 25 de dezembro (natal) e 1° de janeiro de 2022 (ano novo) e aos domingos.
Recomendações para doação
Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope Recife. Para menores de 18 anos, é preciso estar acompanhado de algum responsável legal. Também é necessário ter mais de 50 kg, estar descansado, por pelo menos 6 horas, nas últimas 24 horas.
Além disso, é importante ter se alimentado bem e portar documento de identificação original (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). E, conforme o Decreto Governamental 51.864/2021, é preciso que o pré-doador leve um comprovante de vacinação contra a Covid-19 (cartão de vacinação ou o comprovante on-line do app Conecta SUS).
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 171 – Graças, Recife – PE
Funcionamento: Segunda à sábado (exceto domingos e feriados) das 7h15 às 18h30.
Importância de doar sangue
William Bastos de Sousa, 23 anos, doa sangue desde os 16 anos no Rio de Janeiro. De acordo com o carioca, a colaboração começou cedo porque um amigo sofreu um acidente de carro e precisou da doação.
“Me interessei em doar não por outros motivos, mas por tentar salvá-lo. Infelizmente ele não sobreviveu, mas desde então eu comecei a doar de dois em dois meses, sempre que possível”, informou ao Portal C+.
William também relata que nunca teve nenhum problema burocrático para fazer a doação de sangue. “Nunca fui impedido de doar, na verdade, sempre que eu ia doar perto do meu aniversário, eles me felicitavam”. Entretanto, é preciso seguir todas as recomendações antes e depois da doação.
“A única coisa que aconteceu comigo foi durante a segunda vez. Eu estava com pressa e não esperei o tempo necessário para sair. Então na hora que fui descer a escada senti uma tontura muito forte. Por isso sentei e esperei a hora exata para ir embora”.
O rapaz incentiva que as pessoas doem sangue e explica as sensações que a doação traz.
“Cara, depois que a gente doa, moralmente nos sentimos muito bem. Não é algo que vá atrapalhar em nada na sua vida, é uma hora que você perde do seu dia. Não dói nada. O pessoal que faz a coleta é incrível e o meu coração fica quentinho quando recebo um SMS avisando que meu sangue foi usado. Uma sensação de que fiz alguma coisa, me sinto um herói”.
Confira, abaixo, os benefícios ao doar sangue:
– Uma folga por ano: Se você for contratado pela CLT, está previsto em lei essa folga, basta apresentar em seu trabalho um atestado a empresa será obrigada a ceder.
– Meia-entrada em cinemas, teatros e eventos culturais: Em 2019 a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou um projeto que concede meia-entrada em salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e entretenimento aos doadores de sangue que comprovarem, ao menos, três doações de sangue por ano.
– Check-up completo: Ao fazer uma doação de sangue, o doador recebe do local em questão uma análise gratuita da sua amostra. Esses testes são feitos para verificar se você está apto ou não a doar, mas os resultados podem ser utilizados na sua próxima consulta médica. Entre os exames realizados estão o teste de detecção de hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV.