Foto: Ministério da Saúde do Peru/Fotos Públicas
Conhecido como Dezembro Vermelho, este mês é dedicado a prevenção e diagnóstico precoce do HIV e do tratamento contra a Aids; Secretaria de Saúde do Distrito Federal incentiva população a fazer testes
Chegamos na última semana do mês de dezembro, mas vale reforçar que este mês foi e segue, nesses últimos dias do ano, a Campanha Dezembro Vermelho: focada na prevenção e diagnóstico precoce do HIV e do tratamento contra a Aids.
Com isso, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal convida a população para efetuar testes e reforça que HIV tem tratamento e a Aids pode ser evitada.
“Muitas vezes, por exemplo, as pessoas por medo e preconceito não procuram as unidades de saúde para fazer o teste de detecção da doença. Além disso, atualmente é possível ter qualidade de vida vivendo com o HIV. Para isso, a rede pública oferece tratamento, diagnóstico e medicamentos para controle da doença”, diz Secretaria de Saúde do DF.
Importante pontuar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou um novo medicamento para o tratamento de HIV, que combina duas diferentes substâncias em um único comprimido.
Vale lembrar que, em 2020, foram 690 novos casos registrados no Distrito Federal, além de 96 óbitos. No entanto, em 2021, até o momento, foram 581 contaminações confirmadas e 76 óbitos, segundo informações da assessoria.
Além disso, no período de 2016 a 2020, foram diagnosticados, em média, 701 casos por ano e, no mesmo período, 306 novos casos de Aids. Já os óbitos por Aids, a média nesses cinco anos foi de 105 óbitos.
Para mais informações e dados sobre o assunto, acesse o site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
COMUNICA MAIS:
—> Anvisa aprova novo tratamento para HIV