Foto: Reprodução/Pixabay

Para realizar a consulta, basta procurar um médico credenciado à rede IPE Saúde.; gratuidade é válida para pessoas com 50 anos ou mais.

O Governo do estado do Rio Grande do Norte, junto ao IPE Saúde oferece consultas gratuitas com médico urologista durante a campanha do Novembro Azul. A iniciativa é destinada para pessoas com 50 anos ou mais. 

Para realizar a consulta, basta procurar um médico credenciado à rede IPE saúde. A isenção é garantida automaticamente (válido uma consulta por pessoa). Segundo a assessoria, a ação poderá beneficiar diretamente certa de 175 mil segurados. 

Além disso, a média anual de consultas na especialidade de urologia pelo IPE Saúde de 2017 a 2019 oscilava entre 59 e 61 mil. Em 2020, contudo, houve queda de cerca de 25% na procura, com apenas 45.704 consultas realizadas.

A ideia é incentivar a procura por profissionais e cuidados com a saúde com regularidade, ao longo de todo ano, para otimização da prevenção relacionada às doenças masculinas, em especial ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

No entanto, uma das maiores dificuldades para a detecção precoce da doença, de modo diverso do que ocorre com outros tipos de câncer, reside na dificuldade dos homens na quebra de paradigma e estigma, o que criou imagem culturalmente errada da integridade da saúde do homem. 

“Sabemos que as consultas e revisões periódicas são importantes para evitar problemas de saúde mais sérios. Queremos, com a campanha, encorajar estes cuidados”, afirma o diretor-presidente do IPE Saúde, Júlio César Viero Ruivo, segundo informações da assessoria. 

O diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação dos seguintes sinais e sintomas:

· Dificuldade para urinar

· Diminuição do jato de urina

· Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

· Sangue na urina

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que sejam investigados por um médico.

Para mais informações, acesse o site do IPE Saúde RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *