Foto: Reprodução/Pixabay
Cem unidades básicas de saúde fazem a aplicação da vacina
A secretaria de Saúde do Distrito Federal já vacinou 792.371 pessoas contra o vírus influenza. A campanha iniciou no dia 12 de abril apenas para os grupos prioritários, porém a procura foi baixa até o início do mês.
Dos integrantes do grupo de risco, a cobertura vacinal é maior para os professores, que já tem 74,3% do público estimado vacinado. A cobertura em idosos é de 64,1% e gestantes em 62,1%. A meta é imunizar ao menos 90% do grupo de risco
No último dia 5 de julho a pasta abriu a vacinação para toda população acima dos seis meses de vida, até que se esgotem os estoques do imunizante. Entretanto, a iniciativa foi tomada devido a baixa procura pelo imunizante.
Cem unidades básicas de saúde fazem a aplicação da vacina, confira aqui. Vale pontuar que a vacina contra a gripe protege dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B. Além disso, é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores apresentam contraindicação a doses subsequentes.
As vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.