Foto: Divulgação

Em quarta edição, é a primeira vez que o festival recebe artistas brasileiros ao prêmio italiano

Um experimento artístico audiovisual rendeu à banda brasiliense Laika a oportunidade de representar o Brasil em um festival europeu, o Vertical Movie Festival.

O evento, que acontece em Roma, visa premiar artistas com produções audiovisuais em formato vertical. A premiação deste ano acontecerá no dia 24 de setembro e traz o filme brasileiro “Mai” como um dos finalistas.

Com sons astro-cósmicos atemporais e com músicas com liberdade e sem rótulos, Laika é formada por Gustavo Leles na voz, Guilherme Costa no baixo e Rafael Lago na guitarra.

Foto: Divulgação Instagram

E o que era para ser um videoclipe, acabou se tornando um pequeno filme, tendo a faixa como trilha sonora. A ideia de transformar a história de “Mai” em um curta de 12 minutos – o tempo total da música – foi de Rafael Lago.

“Com a pandemia e o isolamento social, a gente resolveu fazer tudo por nossa conta, nas condições que tínhamos: celular e cada um na sua casa. E assim foi com os nossos outros lançamentos. Como a nossa música é diferente, fora dos padrões, os nossos clipes também deveriam ser. “Mai” tinha que ter um vídeo. Mas era uma música de 12 minutos que contava uma história com começo, meio e fim. Resolvi fazer, então, um filme que contasse essa história visualmente” explica o guitarrista­

Lançada em março deste ano, a música já contabiliza mais de 3 mil plays no Spotify e trata sobre as diversas formas de relacionamentos e os ciclos dessas relações. A lista de equipamentos usados na produção do filme que levou o trio à Itália, conta com um aparelho celular, um tripé comum, estabilizador, luminária de mesa e quilômetros de fita crepe para deixar as gambiarras de pé. “A minha expectativa era fazer algo diferente, novo, inconvencional. Era uma forma de levar a música “Mai” para um outro veículo que não só o áudio”, relata o artista. 

A escolha incomum do formato vertical veio da ligação do roteiro, que conta uma história de amor no meio virtual. “O formato tem que se sujeitar ao meio, como é no cinema, na TV. O meio, hoje, é o celular. O que acabou sendo também condizente com a história”, relembra Lago sobre a tendência dos vídeos nos smartphones atualmente.  

“Mai” concorre na categoria Vertical Open – Melhor Vídeo. O filme está disponível no canal do YouTube da banda e a música pode ser ouvida em todas as principais plataformas digitais.

Sobre o Vertical Movie Festival 

O Vertical Movie Festival é um concurso que visa a descoberta de novos talentos do audiovisual, cujos participantes são convidados a contar pequenas histórias com filmagens feitas exclusivamente verticalmente. O formato costuma ser típico em smartphones. 

Em sua quarta edição, o festival acontece desde 2018 , em Roma. É a primeira vez que o festival recebe artistas brasileiros ao prêmio italiano. 

Banda Laika – Mai

Serviços: 

Banda Laika

Instagram: instagram.com/banda_laika

Facebook: facebook.com/bandalaika

YouTube: youtube.com/laikabanda

Vertical Movie Festival

www.verticalmovie.it

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *