Foto: Divulgação/ redes sociais
O rockstar que também é cientista e participou da missão espacial da Nasa que coletou amostra de um asteroide
O astrofísico e guitarrista da banda Queen, Brian May, foi um dos colaboradores da missão da Nasa que trouxe à Terra a maior amostra já coletada de um asteroide no espaço. A cápsula com o material pousou no domingo (24), no deserto de Utah, nos Estados Unidos.
A missão OSIRIS-REx foi a primeira vez que a Nasa conseguiu coletar material de um asteroide no espaço. A espaçonave retornou à Terra com cerca de 250 gramas de fragmentos do asteroide Bennu, que serão usados para estudar sua composição e evitar uma possível colisão com o nosso planeta no futuro.
Brian May, que concluiu seu doutorado em astrofísica em 2007 na Imperial College of London, tem a habilidade de criar imagens tridimensionais a partir de duas fotos tiradas de ângulos diferentes. Ele usou essa técnica para analisar as imagens do asteroide e ajudar a escolher os locais mais seguros para a aproximação da sonda.
O guitarrista comemorou o sucesso da missão em seu perfil no Instagram:
“Resultado fantástico! Dia histórico! Amostragem bem-sucedida do material de superfície de um asteroide entregue em segurança na Terra”, escreveu ele.
A coleta do material ocorreu em outubro de 2020, quando a sonda tocou brevemente a superfície do asteroide e disparou um jato de gás nitrogênio para soltar os fragmentos. A força do jato foi tanta que criou uma cratera de oito metros de diâmetro no asteroide.
A cápsula com a amostra será levada para um laboratório da Nasa, onde será aberta e analisada. Os cientistas esperam obter informações valiosas sobre a origem e a evolução do sistema solar, bem como sobre os recursos e os riscos dos asteroides.