A Xiaomi acaba de revelar um novo robô quadrúpede. Chamado de CyberDog, ele é experimental e tem código aberto.
A empresa anunciou nesta última terça-feira (10) o lançamento de um cachorro robô. Chamado de CyberDog, o dispositivo é mais um passo da empresa no segmento da robótica e inicialmente vai servir para desenvolvedores trabalharem no código-aberto do “animal”. Ele funciona numa plataforma da NVIDIA e conta com um módulo de câmera de profundidade da Intel.
O robôzinho pode carregar até 3 kg e consegue correr cerca de 11.5 km/h, além de ser equipado com um sensor para evitar obstáculos e criar mapas de navegação. Além disso, ele tem um sistema de reconhecimento facial que permite reconhecer e seguir o dono. Os comandos podem ser passados por voz ou por um aplicativo para celulares.
O Cyberdog também tem três entradas USB-C e uma entrada HDMI, que a Xiaomi diz que podem ser usadas para personalizar o hardware, adicionando itens como câmeras panorâmicas e diferentes tipos de sensores.
Os sensores, o GPS e outros componentes conseguem obter dados para que o CyberDog guie seus movimentos e interaja com o ambiente ao redor. Outro ponto que se destaca são as câmeras, que incluem binoculares olho de peixe, interativas de inteligência artificial e o módulo de profundidade RealSense D450 da Intel. Com isso, o robô consegue contornar obstáculos que estejam em seu caminho.sAs primeiras 1000 unidades serão vendidas por apenas 9999 yuan ou cerca de 8 mil reais. Apesar de ser um valor alto para um usuário comum, ainda é muito mais barato que os US$ 74500 do Spot da Boston Dynamics, que chegam a quase R$ 388 mil na cotação atual.
Os usuários do CyberDog podem usar uma palavra de ativação através de assistentes de voz para comandá-lo. Outra opção para controlar o robô é usar o aplicativo para smartphone que o acompanha.