Em comemoração ao Dia Internacional da Felicidade. O Portal C+ entrevistou a psicóloga, Isabel Roseli, para explicar como alcançar esses bons sentimentos que surgem quando se sente feliz
Segunda-feira, 20 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Felicidade. O país que inspirou a criação dessa data foi o Butão, que desde 2012 usa a felicidade como medida do bem-estar socioeconômico e PIB do país.
Assim, em 2013, a ONU declarou o dia 20 de março como Dia Internacional da Felicidade.
De acordo com a psicóloga, Isabel Roseli, a felicidade surge a partir da gratidão.
“Enquanto você a enxergar distante, procurando somente nas coisas que te faltam, não a encontrará! Ela está naquilo que você tem. Se olhar à tua volta, enxergar as pequenas dádivas, pequenas coisas e for agradecido, a felicidade lhe brilhará e a sentirá todos os dias”, disse ao Portal C+.
A especialista ainda ressalta que “ainda em meio ao tormento, verá que ela está presente!”.
Por outro lado, o filósofo Epicuro também disse uma vez que “nada é suficiente para quem o suficiente é pouco”, e isso diz muito a respeito do comportamento humano.
Muitas vezes o ser humano encontra felicidade ao redor, em bens materiais e grandes conquistas. No entanto, é mais simples de alcançar.
Tese filosófica da felicidade:
Vale pontuar que a tese do filósofo é conhecida como “eudaimonia”, porque ele acredita que além de cultivar a prudência de caráter, também precisamos ter um “daimon” (boa sorte) para alcançar a felicidade.
Além disso, a partir dessa base filosófica foi edificada a igreja cristã, por isso a semelhança com os princípios das igrejas judaico-cristãs.
Podemos dizer que a felicidade é uma busca simples e individual, e não uma jornada incessante de desafios. A felicidade verdadeira não está nas coisas boas recebidas, e sim nas coisas boas que saem de nós.
“Se lhe falta ânimo para enxergá-la, procure ajuda, haverá sempre um profissional ou um amigo que te ajudará a abrir os olhos e te fará enxergar que a felicidade está mais perto do que você imagina! Não busque distante, não busque fora. Busque dentro de si e você a encontrará, finalizou Isabel Roseli.
Foto: Pixabay
Leia + : Dicas para manter a saúde bucal no inverno.