Outros países já usam a vacina do Sinovac.
A Organização Mundial da Saúde (OMS)aprovou, na última terça-feira (1°) o uso emergencial da vacina contra a Covid-19, Coronavac.
A autorização dada pela OMS serve para países que não tenham agências reguladoras, como a Anvisa, aprovem o uso do medicamento.
A Organização apontou que a Coronavac evitou o surgimento de sintomas em 51% dos vacinados e previniu sintomas graves em 100% dos casos.
Seis imunizantes já foram aprovados pela OMS para o uso emergencial. São eles: a da Pfizer/BioNTech, da Oxford/AstraZeneca, da Johnson, da Moderna, da Sinopharm e a Coronavac do laboratório chinês, Sinovac.
O parecer da Organização é importante porque envolve, também, o fator econômico. A União Europeia já afirmou, que futuramente, as entradas a passeio nos países só serão autorizadas para aqueles que foram vacinados com um dos imunizantes da lista da OMS.
O diretor-geral, Tedros Adhanom, pediu para que os países mais ricos fizessem um financiamento de 50 bilhões de dólares para dar celeridade ao processo de produção de vacinas.