O maior número de pessoas que iniciaram o esquema vacinal e não terminaram estão no estado de São Paulo
O Ministério da Saúde informou que enquanto 52,9 milhões de brasileiros cumpriram o papel e completaram o esquema vacinal, mais de 8,5 milhões deixaram de voltar ao posto de vacinação para receber a segunda dose.
No entanto, o maior número de pessoas que iniciaram o esquema vacinal e não terminaram estão no estado de São Paulo, com 1,69 milhão; Rio de Janeiro, com 1,06 milhão; e Minas Gerais, com 1,02 milhão, respectivamente. Vale lembrar que estudos comprovam que apenas com as duas doses a pessoa garante a maior efetividade na imunização.
Até o momento, a ciência ainda não descobriu um tratamento específico e eficaz contra a infecção pelo vírus SARS-CoV-2. Por enquanto, o melhor recurso para combater a doença é a vacina.
É importante reforçar que os imunizantes contra a Covid-19, assim como qualquer vacina contra outras doenças, não são 100% eficazes. Além disso, o sistema imunológico de algumas pessoas respondem à imunização melhor do que o de outras.
“Sei que vai levar um tempo para voltar ao normal. Mas estar vacinada traz esperança. Não ter tanto medo de se relacionar com as pessoas, do nosso cotidiano. Porque a gente estava com medo de ir à escola, à faculdade, se infectar e levar o vírus para dentro de casa. Agora sentimos mais segurança”, destacou a estudante Bárbara Helena, segundo informações da assessoria.
Para o médico infectologista, mestre em medicina tropical e saúde internacional, Victor Bertollo, a segunda dose da vacina Covid-19 aumenta a resposta imune na produção de anticorpos contra o vírus. Ele lembra ainda que as vacinas são seguras, o que foi demonstrado por estudos mesmo antes da introdução dos imunizantes no Programa Nacional de Imunizações (PNI).