Tâmara, figos e melancia estão entre as opções que devem ser evitadas entre as pessoas diabéticas

Há muitas dúvidas sobre o que uma pessoa diabética pode ou não consumir. Existem frutas que são permitidas, algumas que devem ser ingeridas com moderação e outras que devem ser evitadas. Com o objetivo de contribuir com a boa alimentação desse grupo de pessoas através da informação, o Portal C + entrou em contato com a nutricionista, Daniela Marinho, para listar quais frutas podem consumidas a vontade, com moderação e evitadas.

Confira a lista abaixo:

Frutas permitidas:

Maçã

Pera

Laranja

Pêssego

Tangerina

Frutos vermelhos

Banana verde

Frutas que devem ser consumidas com moderação:

Kiwi

Melão

Mamão

Pinha

Uva passas

Beterraba

Frutas que devem ser evitadas:

Tâmara

Figos

Melancia

Frutas em calda e geleia com açúcar

Vale pontuar que existem dois tipos de diabetes: Tipo 1 e tipo 2. A diabete tipo 1, por exemplo, é causada por doença autoimune, em que o corpo mata as células do pâncreas, que deixam de produzir insulina. 

No entanto, a tipo 2 é causada por predisposição genética, em pessoas que possuem fatores de risco, como sobrepeso, sedentarismo, dieta com excesso de gordura, carboidratos e sal. Além disso, na maioria das vezes é comum em pessoas acima de 40 anos que passaram por período de pré-diabetes.

Além das frutas mencionadas, a nutricionista alerta que o feijão é um alimento que é permitido para pessoas diabéticas. “Pelo fato de ser um grão, o feijão ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue”, disse.

Nutricionista Daniela Marinho
Foto: Arquivo pessoal

“Os diabéticos devem evitar o açúcar porque ele pode elevar os níveis de açúcar no sangue e são muito calóricos, o que também colabora para o aumento do peso e piora a resistência da ação da insulina, podendo levar à descompensação da doença”, reforça a nutricionista Daniela Marinho.

Quanto às frutas, a especialista diz que a uva, por exemplo, pode ser consumida com moderação porque é rica em carboidratos e possui alto índice glicêmico que pode elevar o pico de insulina rapidamente, então é indicado que seja consumida no máximo duas vezes na semana com a quantidade de oito uvas para não haver elevação da insulina no sangue. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *