Foto: David McBee/Pexels

Com aumento da emigração brasileira, quantidade de dinheiro estrangeiro no país alcançou patamar histórico

Segundo dados divulgados pelo Itamaraty, o número de brasileiros no exterior atingiu os 4,2 milhões em 2020. Em relação à última década, esse número representa um aumento de 36%. A desvalorização cambial do real em relação a outras moedas – como o dólar, o euro e a libra – combinada a fatores como a recuperação econômica mais rápida de países desenvolvidos e o alto nível de desemprego no Brasil têm provocado um movimento de migração brasileira.

Dentre os principais destinos de imigrantes brasileiros, se encontram os Estados Unidos (1,7 milhão), Portugal (276 mil), Paraguai (240 mil), Reino Unido (220 mil) e Japão (211 mil) – de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. Os dados não consideram a imigração ilegal que também apresentou aumento no último ano.

De janeiro a setembro de 2021, o Banco Central identificou uma soma de US$ 2,84 bilhões (R$ 15,9 bilhões) em transferências pessoais com origem em outros países e destino ao Brasil. Esse é o maior valor histórico desde 1995.

Especialistas apontam que diversos envios são de imigrantes que fornecem apoio financeiro a familiares prejudicados pela pandemia, devido à crise econômica e ao aumento da necessidade das famílias brasileiras, o valor dos envios também tem sido mais alto.

Influência do dólar

Por conta da valorização cambial do dólar em relação ao real, o ganho registrado pelos imigrantes é quase o dobro de períodos anteriores. Por isso, muitos têm optado por enviar as remessas para o Brasil como forma de poupar o dinheiro ganho no exterior para investir em imóveis no futuro.

EUA: O principal destino

A principal origem dos envios advém dos Estados Unidos, país que representou a soma de US $1.467,3 em transferências, de janeiro a setembro de 2021. A agência americana de Alfândega e Proteção de Fronteiras, identificou um número recorde de brasileiros cruzando a fronteira sul dos EUA de modo ilegal no mesmo ano: 56.881 brasileiros foram detidos pelas autoridades, o que representa um aumento de 700% em relação ao mesmo período de 2020. O número máximo anterior de imigrantes ilegais era de 18 mil em 2019. Os principais locais com comunidades de imigrantes brasileiros nos EUA são tradicionalmente Massachusetts, Flórida, Nova York e Nova Jersey.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *