Foto: Site Oficial/Euro2020
Com gols de Immobile, Insigne e Demiral contra, a Itália vence e convence na estreia da Eurocopa. Turquia pouco atacou na partida e só viu a Itália jogar.
Itália x Turquia
Tudo se encaminhava para um jogo muito equilibrado, Turquia a seleção menos vazada das eliminatórias e contando com Burak Yilmaz jogador destaque do time do Lille, campeão francês. Do outro lado a Itália, seleção que não perde 24 jogos. Mas dentro de campo foi algo totalmente diferente, Itália dominou a partida do inicio ao fim e a Turquia adotou uma estratégia de defesa que pelo menos no primeiro tempo conseguiu parar o forte ataque Italiano comandado por Lorenzo Insigne que foi o jogador mais participativo no primeiro tempo da partida.
No intervalo ambos os técnicos decidiram mexer no time, começando com a Turquia que pouco atacou na partida, trocou, Yazici pela jovem promessa turca, Under para tentar furar a defesa da Itália que teve falhas pelo lado direito. Roberto Mancini, percebeu os poucos erros da equipe pelo lado direito e trocou Florenzi que tinha feito um primeiro tempo muito apagado, por Di Lorenzo que ao longo da partida se mostrou muito bem ofensivamente como defensivamente.
As alterações surgiram muito efeito, a Itália manteve boa parte de suas jogadas pelo lado direito do campo não demorando muito para tirar o zero do marcador, logo aos 7 minutos em jogada pelo lado direito, Berardi recebeu bom passa de Jorginho e arriscou um chute cruzado, a bola bateu no peito do zagueiro Demiral e foi para o fundo da rede. O gol tomado, fez com que a Turquia saísse mais para o jogo em busca do empate, mas esbarrou em uma partida perfeita de Chiellini, que anulou totalmente o ataque turco, não deixando espaços e quando tinha alguma chance de perigo parava na excelente cobertura do zagueiro.
A Itália aos poucos foi voltando a tomar conta total da partida e com a Turquia abrindo espaços em busca de um contra ataque rápido, deixou o jogo na mão dos italianos, que aos 20 minutos ampliou o marcador, novamente em jogada pela direita, Barella cruzou para Spinazzola, que ajeitou a bola e chutou, no rebote do goleiro Cakir, Immobile teve total calma para colocar no cantinho.
Turquia tentou chegar ao gol aos 29 minutos da partida, em ótimo cruzamento, Karaman até conseguiu desviar a bola mas não apresentou perigo ao gol do Donnarumma, que amorteceu a bola tranquilamente.
Ainda deu tempo de mais um gol, aos 33 minutos, Lorenzo Insigne, camisa 10 da equipe italiana recebeu um excelente passe de Immobille para bater no canto oposto do goleiro, uma “chapada” com grande maestria para liquidar a partida. Insigne, que logo após ter feito o gol, foi substituído, sendo ovacionado pelos torcedores italianos que estavam no estádio. Lorenzo Insigne foi o artilheiro do Napoli no campeonato italiano com 19 gols, sendo o jogador com a maior Nota SofaScore da Itália na temporada.
Itália volta a campo agora contra a seleção da Suíça pela segunda rodada do grupo, já a Turquia pega o País de Gales em busca da sobrevivência na competição.
Ficha técnica
Itália x Turquia
Local: Estádio Olímpico de Roma.
Data: 11 de junho de 2021 (Sexta-feira).
Horário: 16h (horário de Brasília).
Itália: Donnarumma; Florenzi (Di Lorenzo), Bonucci, Chiellini, Spinazzola; Barella, Locatelli (Cristante), Jorginho; Berardi (Bernardeschi), Immobille (Belotti), Insigne (Chiesa).
Técnico: Roberto Mancini.
Gols: Demiral OC, Immobille e Insigne.
Turquia: Cakir; Celik, Demiral, Soyuncu, Meras; Tufan (Kahveci), Yokuslu, Yazici (Under), Calanoglu; Karaman (Dervisoglu), Yilmaz.
Técnico: Senol Gunes.
Cartões Amarelos: Soyuncu.