(ALBERTO LINGRIA / POOL / AFP)
Com equipe mista, Azzura vence a seleção gaulesa por 1 a 0 e emenda a sua 30ª partida sem perder
No domingo (20), a seleção Italiana recebeu no Stadio Olimpico a seleção do País de Gales em partida válida pela 3ª e última partida da fase de grupos da Eurocopa. A Azzurra buscava a vitória que garantiria o primeiro lugar no grupo A, além de emendar a sua 30ª partida sem perder. Caso vencesse, igualaria o recorde que a mesma Itália conquistou entre 1935 e 1939, sob o comando do folclórico técnico Vitorio Pozzo.
Já a seleção galesa vinha empolgada da vitória sob a Turquia por 2 a 0 e queria vencer para se classificar na liderança, jogando os italianos para o segundo lugar. A semifinalista da última edição da Euro, para não depender de mais ninguém, precisava ao menos de um empate para garantir a sua classificação para as oitavas.
Itália 1 x 0 País de Gales
A partida começou com um País de Gales ofensivo, querendo surpreender a equipe da casa, mas a seleção italiana logo assumiu o controle da partida. Apesar da Azzurra buscar sempre o ataque, a primeira finalização do jogo só aconteceu aos 14 minutos, quando o brasileiro naturalizado italiano, Emerson, arriscou de longe, mas sem muito perigo para o goleiro Ward. Em seguida, outro brasileiro, o lateral direito Rafael Toloi, aproveitou o rebote da defesa e emendou de primeira para o gol, exigindo boa defesa do goleiro gaulês.
A seleção gaulesa adiantou a sua marcação e começou a valorizar mais a posse de bola, tentando diminuir a empolgação da Itália. Aos 26 minutos, o lateral Gunter apareceu livre na área após o escanteio, mas a bola passa por cima do gol defendido por Donnarumma.
Após esse período com maior posse de bola de País de Gales, a seleção italiana voltou a reagir, com Emerson e o volante Verratti abrindo espaços na bem postada defesa gaulesa. O gol saiu quase no fim do primeiro tempo, quando aos 38 minutos, após cobrança de falta ensaiada do jogador do PSG, o meia Pessina chegou no primeiro pau e desviou para o gol. O goleiro Ward até se esticou todo para tentar evitar, mas nada pode fazer. Placar aberto, Itália 1 a 0.
A Azzurra quase aumentou nos pés do jogador do Atalanta, após desvio em cruzamento feito por Chiesa, mas a bola passou pelo lado esquerdo do gol. A Itália teve mais uma chance, quando Bernadeschi chutou e contou com o desvio em Rodon, mas Ward estava bem posicionado e fez firme defesa. Sem tempo para mais nada, o árbitro assinalao fim do primeiro tempo
Mais um tempo de superioridade italiana
A seleção italiana estava garantindo a vitória, mas queria mais. Logo aos 7 minutos da segunda etapa, o atacante Bernadeschi cobrou uma falta de muito longe rasteiro, acertando a bola caprichosamente a trave direita do gol gaulês.
Aos 10 minutos, o que parecia ser uma tarefa difícil, se tornou quase impossível para o País de Gales. Após entrada dura, o zagueiro Ampadu pisou no tornozelo de Bernadeschi e recebeu o cartão vermelho direto. Gales com um a menos.
A Itália quase aumentou aos 19 minutos, quando Belotti aproveitou boa jogada do ataccante Chiesa que ingressou na grande área e cruzou rasteiro, mas o goleiro gaulês fez grande defesa com o joelho, jogando a bola para fora. Na cobrança de escanteio, Rafael Toloi desviou de cabeça na primeira trave e a bola passou perigosamente ao lado do gol defendido por Ward.
Os três brasileiros em campo, pelo lado da Itália, jogavam bem e quase saiu gol em jogada brazuca. Jorginho ingressou na área pela direita e tocou para a área, onde o lateral Emerson estava. O jogador do Chelsea girou e chutou, mas a bola foi travada, saindo para escanteio.
A seleção gaulesa, com um a menos, se defendia como podia e buscava uma única bola para empatar a partida, mas as chances de ataque eram raras (quase indexistentes). A grande chance de País de Gales, veio nos pés de Bale, que aproveitou a cobrança de falta ensaiada, e chutou sozinho de primeira. A bola subiu e apenas assustou o goleiro Donnaramma.
O domínio da partida era completamente italiano. A Azzurra ficava mais com a bola, buscava aumentar o placar, mas não conseguia furar a forte defesa de Gales. Quase ao fim da partida, Belotti aproveitou o rebote de chutou uma verdadeira bomba em direção ao gol de Ward, exigindo que o guarda-redes fizesse a defesa em dois tempos.
Se o placar não foi mais elástico, isso aconteceu por conta de um nome: Ward. Novamente o goleiro do Leicester operou outro milagre, após finalização de Cristante aos 46 do segundo tempo. Com a superioridade numérica e no placar, a selecão italiana cadenciou o jogo e esperou o apito final para comemorar a primeira colocação do grupo A.
Mesmo com a derrota, e a vitória da Suíça em cima da Turquia por 3 a 1, a equipe britânica terminou a fase de grupos classificada para as oitavas, na segunda colocação. A Azzurra entra em campo no dia 26, quando irá até Wembley para enfrentar o segundo colocado do Grupo C. O País de Gales enfrentará, na mesma data, o segundo colocado do Grupo B em Amsterdã.
FICHA TÉCNICA
Itália 1 x 0 País de Gales
Data: 20/06/2021
Local: Stadio Olimpico (Roma-Itália)
Horário: 13h (horário de Brasília)
Arbitragem: Ovidiu Haţegan
Assistentes: Radu Ghinguleac e Sebastian Gheorghe
Itália: Donnarumma (Sirigu); Rafael Toloi, Bonucci (Acerbi), Bastoni e Emerson; Pessina (Castrovilli), Jorginho (Cristante) e Verratti; Chiesa, Bernardeschi (Raspadori) e Belotti. Técnico: Roberto Mancini
Cartão Amarelo: Pessina
Gol: Pessina 38’
País de Gales: Ward; Gunter, Mepham, Ampadu e Connor Roberts; Allen (Levitt), Morell (Moore) e Neco Willians (Ben Davies); Bale (Brooks), Ramsey e James (Wilson). Técnico: Robert Page.
Cartões Amarelo: Gunter e Allen
Cartão Vermelho: Ampadu
.