Foto: Erik Junus/ motorsport.com
A corrida foi movimentada e de forma inesperada Verstappen assume a ponta do campeonato pela primeira vez
O domingo em Monte Carlo foi de festa para a Red Bull Racing e Max Verstappen, que lideram o campeonato. O piloto holandês, de 23 anos, somou 25 pontos e passa Lewis Hamilton, que somou apenas sete pontos nesta corrida, a diferença entre eles, agora está em somente quatro pontos. Além de Max, Christian Horner, comemorou muito o resultado, pois pela primeira vez na era híbrida a RBR assume a ponta do campeonato.
Após oito anos, os austríacos, da Red Bull Racing, voltam ao topo da tabela com somente um ponto de diferença para a Mercedes. O desfecho foi inesperado, pois Hamilton teve um desempenho ruim, largando apenas na 7ª posição, e com a pista travada o carro número 44, não conseguiu fazer as ultrapassagens e finalizou a corrida na mesma posição em que largou. E para deixar o fim de semana de Toto Wolff e companhia ainda mais amargo, Valtteri Bottas, que disputava a liderança da prova, teve que abandonar o grande prêmio, após protagonizar uma cena inusitada na parada aos boxes.
Por outro lado, Max Verstappen herdou a Pole Position de Charles Leclerc, que mais uma vez não terminou uma corrida em casa. Verstappen por sua vez foi genial, aproveitou sua chance de ouro e logo na largada não deu oportunidades de ultrapassagem ao finlandês da Mercedes. O jovem holandês largou bem e de imediato, fazendo um movimento que impossibilitou Bottas de ultrapassá-lo na Sainte Devote. O carro número 77, caçou de forma inteligente o líder da corrida, mas não conseguiu manter o ritmo e acabou ficando 5 segundos atrás. Ao precisar parar nos boxes, Bottas abandona a prova, com problemas na reposição do pneu dianteiro direito, devido a um parafuso travado.
Já Sergio Perez, foi essencial para a atual liderança de sua equipe, largou na 9ª colocação e durante a corrida ganhou várias posições, finalizando o GP em 4º lugar, somando 12 pontos. Essa foi a melhor corrida de Perez desde sua chegada na Red Bull.
A Ferrari passou por altos e baixos neste final de semana, antes da corrida seu Pole Position, Charles Leclerc, precisou abandonar a prova por problemas na caixa de câmbio. Porém, Carlos Sainz não deixou a desejar e conquistou um pódio, ficando na segunda posição, e mantem viva a luta da Scuderia italiana pela 3ª posição no campeonato de construtores, que disputa com a McLaren, agora a diferença é de apenas dois pontos. Ainda dentro deste confronto entre Ferrari e McLaren, Lando Norris conquistou seu espaço no pódio, com a terceira colocação. Já o final de semana de Daniel Ricciardo não foi bom, o australiano ficou na 12ª colocação, tomando uma volta do companheiro de equipe que chegou a dar “tchau”.
A Aston Martin, finalmente deslanchou, principalmente com a ótima corrida de Sebastian Vettel, que finalizou a corrida na 5ª colocação. O piloto alemão conquistou duas posições atacando Pierre Gasly, da Alfa Tauri, que se defendia de Lewis Hamilton, e Lance Stroll.
A Alpine derrapou e não manteve o bom momento, isto mesmo com a ótima largada de Fernando Alonso, saindo de 17º lugar e finalizou a prova em 13º. Seu companheiro de equipe, Esteban Ocon, pontuou em 9º lugar. Além da Alpine, a AlphaTauri teve Tsunoda fora da zona de pontuação, mais uma vez, e seu companheiro de equipe ficou em sexto.
No último Pelotão, a Alfa Romeo, se destacou com Antonio Giovinazzi, que manteve a décima posição, seguido do experiente Kimi Raikkonen, que foi seguido pelas Williams. Contudo, o destaque vem de baixo, Mick Schumacher fez uma ultrapassagem impressionante na curva do Grande Hotel, em cima do russo Nikita Mazepin, porém as duas Haas travaram uma batalha e o vencedor foi Mazepin, que completou o fim de semana ileso, sem rodar ou bater.