Foto: Divulgação/FIVB.
A competição de vôlei acontece na Itália e vai até o dia 27 de junho.
A Liga das Nações, também conhecida por Volleyball Nations League (VNL), é uma competição, organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), e teve início em maio de 2018. A fase final da liga foi disputada no mês de julho do mesmo ano em Lille, na França. A Liga das Nações substituiu a Liga Mundial, evento que acontecia anualmente, desde 1990 até 2017.
Nesta sexta-feira (28), começa a Liga das Nações masculina. A seleção brasileira inicia jogando contra a Argentina, às 16 horas (horário de Brasília). Os jogos serão disputados em Rimini na Itália. A edição 2021 vai contar com vários campeões olímpicos, como o nosso querido capitão Bruninho e seus companheiros Douglas Souza, Lucarelli, Maurício Souza, Maurício Borges e Wallace.
Serão 16 seleções participantes: Argentina, Austrália, Bulgária, Canadá, França, Alemanha, Irã, Itália, Japão, Holanda, Polônia, Rússia, Sérvia, Eslovênia, Estados Unidos e Brasil.
Este ano, devido a pandemia, a competição terá um protocolo diferente: tudo acontecerá em uma bolha segura. A bolha receberá cerca de mil pessoas, incluindo as delegações das equipes, com um número simplificado de oficiais, funcionários, equipes de TV e prestadores de serviços, em cinco hotéis que serão utilizados para o evento.
As partidas serão disputadas em duas quadras, totalizando quatro partidas por dia, isso para garantir o cronograma de eventos de ambas as equipes tanto feminina quanto masculina, possibilitando três dias de jogos seguidos e três de descanso.
Vale ressaltar que alguns protocolos sofreram mudanças, apertos de mãos entre as equipes, troca de presentes, troca de lado da quadra no final dos sets, não acontecerão para evitar contato entre os jogadores. O que altera em quadra também são os juízes de linha, substituídos pelo sistema de desafio de vídeo para evitar contato.