Foto: Reprodução/SP

Jaú foi um dos municípios mais atingidos com 271,6 mm de chuvas em 62 horas

A cidade de Jaú, que fica a 236 km de São Paulo, amanheceu debaixo d´água no último domingo (30) por causa do grande volume de chuva dos últimos dias. O Rio Jaú, que corta o município, alagou em quase toda sua extensão urbana.
Devido aos estragos, a defesa civil pediu ajuda a moradores com motos aquáticas, barcos e botes motorizados para colaborar nos resgates as vítimas. Como a água subiu rapidamente, muitas famílias ainda estavam ilhadas em suas casas esperando por ajuda.
Na área do Campo Municipal, um dos locais mais afetados, um voluntário tentou resgatar duas crianças em um imóvel, ele teve sua moto aquática virada e levada pela correnteza. As três pessoas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros.
Na mesma região, duas pessoas morreram. O filho de uma das vítimas, relatou que seu pai, de 60 anos, estava em seus braços por ser um homem debilitado e que a água batia na altura de seu peito. Ele estava em busca de socorro, mas infelizmente, o resgate não chegou a tempo.
O prefeito de Jaú, Ivan Cassaro declarou estado de emergência na tarde. No mesmo dia o Governo de São Paulo disse que vai enviar R$ 1 Milhão para a cidade. Segundo o prefeito, esse dinheiro deverá ser usado para reconstruir o município, limpeza e auxílio das famílias afetadas pela enchente.

A prefeitura pede para os moradores ajudarem com doações, limpeza, caminhões e equipamentos. Cassaro passou o dia com a população nos locais afetados. A estimativa é de 500 casas diretamente atingidas, 250 famílias desabrigadas e outras 250 desalojadas.

Foto: Reprodução/SP

Outras cidades

Em Várzea Grande (44 km de São Paulo), uma família de cinco pessoas morreu soterrada após um deslizamento de terra de um morro atingir a casa onde as vítimas dormiam por volta das 6h de domingo (30). Em Embu das Artes (29 km de São Paulo), três pessoas também foram vítimas de deslizamento e vieram a óbito. Outras quatro crianças que viviam no mesmo imóvel conseguiram escapar com a ajuda de vizinhos. Em Francisco Morato (44 km de São Paulo) uma família foi resgatada após ter sua casa atingida por um deslizamento de terra. Duas das vítimas estavam debaixo de escombros.
Ribeirão Preto (312 km de São Paulo), registrou uma morte em decorrência a chuva. Um homem morreu afogado após cair em uma enxurrada na sexta-feira (28). Ontem, vários pontos da cidade ficaram alagados, mas nenhuma família ficou desabrigada. Capivari (135 km de São Paulo) teve 15 pontos de alagamentos e 23 famílias ficaram desabrigadas. Campinas (92 km de São Paulo) também sofreu com a chuva. A cidade teve dezenas de casas alagadas.

O governador João Doria sobrevoou algumas cidades afetadas pela chuva na região metropolitana. Em nota, ele comunicou que vai liberar R$ 15 milhões para 11 municípios que foram afetados pelas águas neste fim de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *