Foto: José Cruz/Agência Brasil

A aeronave pousou em Recife no início da manhã

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que foi enviado à Ucrânia na segunda-feira (07), retornou nessa quinta-feira (10). Ele volta da missão de resgates dos brasileiros que estavam no país. A aeronave modelo KC-390 Millennium aterrissou em Recife às 6h44 da manhã. Além disso, tripulação e os passageiros ainda farão mais uma viagem, com destino à Base Aérea de Brasília. A previsão de chegada estava estimada para às 12h.

O avião conseguiu resgatar 68 pessoas, segundo a Força Aérea. Entre elas, 42 brasileiros, 20 ucrânianos, cinco argentinos e um colombiano. Entre os passageiros há 14 crianças. Por fim, também foram embarcados oito cães e dois gatos de estimação. 

Suprimentos

Chamada de Operação Repatriação, a ação realizada pelos ministérios da Defesa, Relações Exteriores e Saúde efetuou, além dos resgates, o envio de mantimentos para ajuda humanitária. Além disso, a FAB enviou 11,6 toneladas de donativos junto com o avião.

Entre os itens enviados estavam: 50 purificadores de água, 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma, dez toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo e cinco kits de medicamentos. Os materiais vieram dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

Foto: Reprodução Ministério da Defesa

Além disso, o Ministério da Saúde enviou um médico especialista para execução de protocolo sanitário da Covid-19, e assistência a qualquer viajante em caso de imprevistos durante a missão.

O governo brasileiro também autorizou a emissão de vistos humanitários, com validade de seis meses, para os ucrânianos e apátridas residentes na Ucrânia. Por fim, após o período de seis meses, os refugiados que saíram do país europeu para fugir da guerra terão direito à residência temporária de dois anos e poderão reivindicar residência permanente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *