Foto: Reprodução/Polícia da Ucrânia

No 19º dia da invasão russa, os dois países devem se reunir para debater resultados preliminares 

Em nota divulgada pelo Conselheiro do Chefe do Gabinete da Presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolak, a quarta rodada de negociações oficiais entre a Ucrânia e a Rússia deve ocorrer nesta segunda-feira (14).

Segundo Podolak, representantes das duas nações devem se reunir para debater “resultados preliminares” de conversas virtuais. A autoridade acrescentou ainda que os dois países têm mantido contato “de forma ininterrupta” por videoconferências. De acordo com a agência de notícias Reuters, o encontro vai ter início a partir das 10:30h no horário de Kiev. 

Progresso nas negociações

A Ucrânia informou que se encontra disposta a negociar, mas que não vai aceitar rendição ou ultimato. Mykhailo Podolak, que tem participado das negociações, acredita que podem haver avanços nos próximos dias e aponta que o diálogo com “o lado russo se tornou mais construtivo”. 

“Nas negociações, a Rússia não faz ultimatos, mas ouve atentamente nossas propostas. A Ucrânia não abrirá mão de nenhuma das posições. Nossas demandas são — o fim da guerra e a retirada das tropas. Eu vejo o entendimento e há um diálogo”, disse no twitter. 

Posicionamento russo

Já a Rússia declarou que está pronta para dar fim às operações militares, desde que a Ucrânia cumpra uma lista de condições. Algumas das exigências são o reconhecimento da Criméia como território russo e a declaração das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como Estados independentes. Além disso, segundo Leonid Slutsky, representante da Câmara Baixa da Assembleia Federal Russa, logo os acordos poderão ser assinados.

“Se compararmos as posições das duas delegações nas conversações no início e hoje, veremos um progresso considerável. Tenho o prazer de reiterar que, de acordo com minhas expectativas pessoais, este progresso pode evoluir para uma posição comum dentro de dias e alguns documentos devem ser assinados”, afirmou. 

Por fim, apesar dos progressos, os países ainda não conseguiram acordar o cessar-fogo e a retirada das tropas russas. O conflito bélico entra no seu 19º dia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *