Foto: Pedro França/Agência Senado 

Foto: Pedro França/Agência Senado 

Monumento faz parte das ações propostas pelo relatório final da CPI da Covid

O Senado Federal inaugura, nesta terça-feira (15), o Memorial em Homenagem às Vítimas da Covid-19. O monumento, projetado pelos arquitetos Vanessa Novais Bhering e André Luiz de Souza, ficará localizado no Anexo II da Casa, próximo ao auditório Petrônio Portela. Ele foi projetado pelos arquitetos Vanessa Novais Bhering e André Luiz de Souza

A obra contará com 27 prismas de mármore iluminados. Eles representarão as vítimas de Covid de todos os Estados do país. 

Em primeiro lugar, foi o senador Renan Calheiros (MDB) que apresentou o projeto do Memorial à vítimas do Covid-19. Ele faz parte do relatório final da CPI da Covid, e teve apoio de outros senadores membros da comissão.

A sugestão aconteceu em outubro de 2021. Sua aprovação ocorreu no mesmo mês em plenário.

Inicialmente, a proposta previa a instalação do monumento na área externa do Congresso Nacional, próximo ao espelho d’água.

Entretanto, devido a um tombamento da área, o monumento será realocado, ficando assim dentro das dependências do Senado.

Ademais, no projeto, Renan Calheiros defendeu que o Poder Público tinha o dever de promover “iniciativas que prestem homenagens e permitam a guarda da memória dessas vítimas”.

Além disso, ele apontou que o monumento “tem como compromisso manter viva a memória dessa que é a maior tragédia humanitária da história do Brasil e que deixa uma cicatriz na história do país.” 

Com o intuito de divulgar nas redes sociais, Calheiros publicou, no último dia 12, um vídeo do memorial. Nele, ele reforça o compromisso da CPI de punir os responsáveis que agravaram a situação da pandemia no país. 

Lançamento

A inauguração do memorial em apoio às vítimas de Covid-19 acontece às 15h, no dia 13, e terá transmissão ao vivo online, pela TV Senado.

A princípio, o presidente e vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Omar Aziz e Randolfe Rodrigues, confirmaram suas presenças na cerimônia. Assim como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD)

Nesse sentido, o relator da CPI, Renan Calheiros, e autor do projeto de criação do monumento, também confirmou sua presença na inauguração. Além disso, os representantes das famílias das vítimas também vão participar da solenidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *