Foto: Reprodução Instagram @alferdezok
Alberto Fernández equivocou-se ao tentar explicar laços históricos com a Europa em evento com premiê espanhol
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, foi alvo de críticas ao afirmar nesta última quarta-feira (09) uma incorreção de viés racista em entrevista ao lado do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, que visita a Argentina. As declarações foram feitas em um ato em Buenos Aires durante evento na Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina.
“Eu sou um europeísta. Sou alguém que acredita na Europa. Porque Octavio Paz escreveu uma vez que os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva, mas nós argentinos viemos dos navios, eram navios que vinham de lá, da Europa. E é assim que construímos nossa sociedade”, afirmou Fernández.
A frase parece ter sido tirada de uma canção de um músico local, de quem o presidente se declarou ser admirador.
As declarações geraram uma grande polêmica nas redes sociais e despertou reações ofendidas de mexicanos e brasileiros que o acusou de racismo, com fortes reações negativas do Brasil e outros países. Horas após as acusações, Fernández pediu desculpas no Twitter, para quem se sentiu ofendido com a declaração.
O presidente Jair Bolsonaro respondeu ao mandatário da argentina, ironizando que “não tem vacina” para o líder argentino. Logo em seguida, suavizou dizendo que não existem problemas entre o povo brasileiro e o argentino, e que rivalidade entro o país vizinho “só no futebol”.
“O presidente da Argentina falou que eles vieram da Europa, de barco, e que nós viemos da selva, né? Eu lembro que logo quando o Chávez morreu, assumiu o Maduro. Ele falava que conversava com os passarinhos que estavam encarnados na figura do Chávez. Acho que o Maduro e o Fernandez, para eles não têm vacina, tá ok?“
“Essa frase do presidente do Argentina, que nós viemos da selva. Troquei mensagem por “zap” hoje com o ex-presidente Macri, da Argentina. Não tem nenhum problema entre nós e o povo argentino. Rivalidade com a Argentina, só no futebol”, disse Bolsonaro.
Nesta última quinta-feira (10), o ex-presidente argentino Mauricio Macri entrou em contato com Bolsonaro para se desculpar para se desculpar pela fala do atual presidente da Argentina, Alberto Fernández.