Foto: Reprodução do Instagram do presidente da Rússia

Foto: Reprodução do Instagram do presidente da Rússia

No décimo segundo dia de conflito, países discutem cessar-fogo a quatro cidades e retomam terceira rodada de negociações

Após negociações frustradas de um corredor humanitário para a retirada de civis da Ucrânia, o governo russo divulgou comunicado oferecendo uma nova tentativa nesta segunda-feira (07). Segundo a agência de notícias Reuters, a Rússia propôs cessar-fogo às cidades de Kiev, Mariupol, Kharkiv e Sumy às 10h de segunda-feira (07) – 4h da manhã no horário de Brasília.

Algumas das regiões citadas no documento estão sem água e sem aquecimento. O comunicado russo afirma ainda que os corredores humanitários serão abertos.

“Levando em consideração um pedido pessoal do presidente da França, Emmanuel Macron, ao presidente da Rússia, Vladimir Vladimirovich Putin”, disse o comunicado.

Por fim, o governo francês negou que Macron tenha feito tal pedido.

Proposta inaceitável para Ucrânia

O governo ucraniano considerou as condições impostas por Moscou inaceitáveis. Segundo eles, o plano russo permite a evacuação de civis apenas para a Rússia ou para Belarus (aliada russa). Além disso, a ministra de Territórios Ocupados da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, caracterizou a proposta russa como “absurda, cínica e inaceitável”.

Além disso, segundo Vereshchuk, o governo ucraniano deve esperar a abertura de corredores humanitários para Lviv, território ucraniano que não foi alvo de ataques até o momento.

“Exigimos do lado ucraniano que cumpra rigorosamente todas as condições para a criação de corredores humanitários nas áreas listadas e garanta uma retirada organizada de civis e cidadãos estrangeiros”, informou o comunicado russo.

A Rússia afirmou ainda que apesar do cessar-fogo, pretende usar drones para monitorar qualquer evacuação de civis e tropas.

Negociações frustradas e bombardeio

No sábado (05), as tentativas de criar um corredor humanitário em Mariupol e Volnovakha não obtiveram sucesso. Além disso, apesar do acordo de cessar-fogo, os ataques continuaram.

A estimativa da evacuação era de 200.00 pessoas para Mariupol. Entretanto, apenas certa de 300 foram retiradas.

Por fim, no domingo (06), um bombardeio russo a uma rota de fuga a noroeste de Kiev causou a morte de uma mulher e duas crianças. 

Novas negociações

O décimo segundo dia da invasão russa deve ser marcado por novas negociações. Mykhailo Podolyak, um dos negociadores da Ucrânia, informou pelo Twitter que a terceira reunião de negociação entre os países deve acontecer nesta segunda-feira às 16h. 11h no horário de Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *