Foto: Reprodução/SES-PE

Imunização segue na quadra da escola Arquipélago até esta quarta-feira (16). Após essa data, a vacina volta a ser aplicada na Unidade de Saúde da Família.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) publicou, nesta segunda-feira (14), que jovens a partir dos 18 anos de idade, residentes na ilha de Fernando de Noronha, já começaram a ser imunizados contra a Covid-19. Essa será a primeira localidade pernambucana a vacinar todos inclusos na campanha contra o vírus. 

Toda a população elegível para essa vacinação já pode se dirigir à quadra da Escola Arquipélago para tomar a primeira dose da vacina, da fabricante Astrazeneca/Fiocruz. Com a adesão das pessoas e celeridade no processo, a expectativa é proteger a maior parte do público ainda nesta semana.

A vacinação de Fernando de Noronha foi acelerada desde a última sexta-feira (11), quando a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), levou 1 mil doses de vacina ao arquipélago, que no mesmo dia passou a proteger os adultos a partir dos 40 anos. No sábado, foi possível baixar a idade para os 29. Em ambos os dias, mais de 700 pessoas foram imunizadas, das cerca de 2 mil que ainda faltavam se vacinar.

“Percebemos uma grande adesão da população, que atendeu o chamado e procurou o posto para tomar a primeira dose. Isso nos deu a possibilidade de antecipar a faixa etária, iniciando a semana com a vacinação para todos os maiores de 18 anos”, explicou o administrador da ilha, Guilherme Rocha, segundo informações da assessoria. 

A imunização segue na quadra da escola Arquipélago até esta quarta-feira (16). Após essa data, a vacina volta a ser aplicada na Unidade de Saúde da Família. Os moradores que estão fora da ilha poderão procurar o posto assim que retornarem para receber a primeira dose.

A jovem Roberta Gabriele, de 18 anos, foi uma das primeiras vacinadas nesta segunda-feira na ilha, onde mora há 5 anos. “É importante tomarmos a vacina para tentar voltar ao novo normal. Está complicada a situação que estamos vivendo, então é importante todo mundo se vacinar. Me sinto privilegiada em ser uma das primeiras a tomar a vacina”, disse, de acordo com informações da Secretaria de Saúde de Pernambuco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *