Foto: Pixabay/Reprodução
Rodrigo Cruz afirma que as doses chegarão antes do previsto e não irão atrasar o início da vacinação
O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, reafirmou que a previsão de que os estados e o Distrito Federal receberão as doses infantis da Pfizer será em até 48 horas. Cruz afirmou em entrevista à imprensa na manhã desta sexta-feira (14).
Até o início da tarde, de acordo com o Ministério da Saúde, 13 estados já haviam recebido as doses pediátricas, entre eles: Amazonas, Maranhão, Rondônia, Tocantins e Pará. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais também já receberam a carga.
De acordo com a pasta, a previsão do fim da distribuição das vacinas era até o fim do dia desta sexta-fera (14). A remessa, composta por 1,2 milhão de doses, pousou na madrugada da última quinta-feira (13) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo o secretário, mudanças na logística dos voos não afetarão o começo da vacinação infantil, que tem previsão ainda para este mês.
“O Ministério da Saúde tem feito todo um esforço para disponibilizar as vacinas o mais rápido possível. Se, eventualmente, algum estado não recebeu na data ou horário previamente programados foi por algo que fugiu ao controle do Ministério. Mesmo assim, os estados receberão, com essa expectativa: em 48 horas desde a chegada das vacinas”, disse Rodrigo Cruz.
Foi dito ainda por Cruz que um ofício foi enviado às unidades federativas comunicando a liberação das vacinas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e assim, as doses já estão aptas para serem aplicadas.
Na última quinta-feira (13), o MS conseguiu antecipar junto à Pfizer um novo lote com 1,2 milhão de doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19. A previsão da chegada dessa remessa ao Brasil é para domingo (16), assim a continuidade da imunização infantil, para crianças entre 5 e 11 anos, poderá continuar. Até o dia 27 de janeiro, é esperado que outro lote com mais 1,8 milhão de doses também chegue ao país.