Foto: Reprodução/Archdaily via Danielle Khoury Gregorio

O trabalho que propõe um conjunto habitacional para os moradores que vivem em situação de risco, garantiu o primeiro lugar em prêmio internacional

A estudante de Arquitetura Danielle Khoury Gregorio, fez o seu trabalho final de Graduação com a proposta de conjunto habitacional em Manaus voltado para população ribeirinhas.

LinkedIn/Danielle Khoury Gregorio

O projeto mostra uma reflexão da produção de habitação social atual, criando modelos genéricos que ignoram as particularidades sociais e culturais da região amazônica. O objetivo do projeto ressalta a importância de resgatar as qualidades da arquitetura ribeirinha, valorizando características familiares aos moradores de palafitas e flutuantes.

“Durante a minha graduação eu tive contato com pesquisas sobre as construções tradicionais Brasileiras, inclusive da Amazônia, e foi na Arquitetura tradicional ribeirinha que encontrei beleza, originalidade e uma engenhosidade de proposta de vida em grande harmonia com a paisagem e com o território amazônico”.

Orientada no projeto pela professora, Helena Ayoub Silva, do Departamento de Projeto da FAUUSP, Danielle Khoury, passou também por outras orientações com a mesma professora. Foi então que seguiram juntas no trabalho final de graduação.

Isso me motivou a fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema, foi então que eu decidi abordá-lo em meu Trabalho Final de Graduação.” contou, Danielle Khoury Gregorio.

E no final, a parceria deu muito certo:

O projeto foi destaque no maior site de arquitetura do mundo, o Archdaily, entre os melhores trabalhos de conclusão de curso do Brasil e Portugal em 2019.

Posteriormente foi publicado no livro World Arch-Student Best Project Selection Book da editora sul-coreana Archiworld Magazine entre os melhores trabalhos de graduação de faculdades de arquitetura de 27 países ao redor do mundo.

Além disso, também recebeu o primeiro lugar no 1° Prêmio ENANPARQ-Brasília, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo; foi premiado no concurso ARCHI NOW – Sustainability First Steppers Contest, promovido pela Chorus Architecture de Yaoundé em Camarões e recebeu o Primeiro Lugar no IE Architecture and Design Prize, promovido pela IE School of Architecture and Design de Madrid, Espanha.

Por fim, foi destaque no debate Digital FUTURES Young: Sea Level and Climate Change da Digital FUTURES World, uma iniciativa da College of Architecture and Urban Planning in Tongji University, Shanghai, China.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *