imigrantes brasileiros

Imigrantes brasileiros são a maioria de Portugal e também é o maior grupo de pessoas que querem vir para o Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Após a vitória de Lula, alguns brasileiros, influenciados pelo boato de redes sociais de que haveria um futuro um governo comunista no Brasil, decidiram deixar o país em um êxodo para Portugal. Dessa forma, um grande grupo de imigrantes estão pedindo ajuda ao governo brasileiro para voltar ao país de origem, afirma reportagem da Folha de S. Paulo.

O expressivo aumento de pedidos de repatriamento fez com que o consulado brasileiro em Lisboa fizesse um post destacando o expressivo crescimento de pedidos. Nesse sentido, o post informa que a maioria das solicitações possuem a justificativa que os imigrantes não possuem condições para voltar ao Brasil.

Postado no Instagram, o comunicado informa que o consulado não tem condições de custear os bilhetes de volta dos recém-chegados. “Recordamos que o Consulado não tem competência legal, nem dotação orçamentária ordinária para custear voos de repatriamento ao Brasil.”

Na reportagem à Folha de S. Paulo, Vasco Malta, chefe de missão da Organização Internacional das Migrações (OIM), culpa a falta de planejamento e a rede de imigração ilegal em redes sociais. Ele define os vídeos, amplamente divulgados aplicativos, como criminosos, pois ilude os espectadores e fazem com que pessoas vendam seus bens para migrar para outro país sem o conhecimento necessário.

A OIM é vinculada à ONU e oferece o apoio para pessoas que desejam voltar ao país de origem, por meio do Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração. Em Portugal, os brasileiros representam 90% dos atendidos pelo programa que, além da passagem, é oferecido apoio psicológico e financeiro.

Imigrantes brasileiros buscam por cidadania

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) é o órgão responsável pelos imigrantes em Portugal, ele registrou mais de 200 mil pedidos de cidadania. Sobretudo, o país permite que estrangeiros se naturalizem, mesmo sem o visto adequado, porém é um processo que pode durar até 2 anos.

Por fim, os brasileiros são a nacionalidade que apresenta mais imigrantes legais em Portugal, são 287 mil residentes. Contudo, esses dados não incluem brasileiros irregulares ou com dupla nacionalidade de outros países europeus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *