Foto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações/Brasília – DF

Em entrevista, o presidente afirmou que o general Walter Souza Braga Netto deve fazer parte da sua chapa nas eleições 2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta segunda-feira (11) que há “90% de chance” do general Walter Souza Braga Netto fazer parte da sua chapa nas eleições presidenciais de 2022 como vice-presidente. 

“90% Braga Netto está fechado aí. Qual a experiência dele né? É um general de Exército. Participou da intervenção no Rio de Janeiro”, disse o presidente em entrevista à Rádio Liberal. 

Bolsonaro já havia sinalizado a intenção de incluir Braga Netto como vice, mas até o momento não havia confirmado. O general foi interventor federal no Rio de Janeiro e comandou os ministérios da Casa Civil e da Defesa. Em março de 2022, ele deixou o cargo de ministro da Defesa para se tornar assessor especial de Bolsonaro. Atualmente, ele é filiado do Partido Liberal, o mesmo do chefe do executivo. 

“O meu vice atualmente é um general de Exército, então pode ser que eu continue, não estou batendo o martelo, com outro general de Exército. Isso dá credibilidade a nossa chapa, dá respeitabilidade à mesma”, disse o presidente. 

Quem é Braga Netto?

Walter Souza Braga Netto é militar da reserva e foi general do Exército, cargo mais alto da carreira. Ele foi também interventor federal da segurança pública no Rio de Janeiro por nomeação do ex-presidente Michel Temer. 

No governo Bolsonaro, Braga Netto foi ministro da Casa Civil em 2020 e geriu um comitê de resposta dos ministérios à pandemia. Em 2021, o militar da reserva se tornou ministro da Defesa, cargo no qual permaneceu até 31 de março de 2022. 

É considerado um dos nomes mais próximos de Bolsonaro no governo. Atualmente, ele atua como assessor do gabinete de Bolsonaro. Segundo o próprio presidente, o fato de Braga Netto ser mineiro pode ser uma vantagem nas disputas eleitorais porque “prestigia grande concentração de eleitores”. 

Principal adversário

Nas pesquisas eleitorais, Bolsonaro e Lula aparecem como os principais adversários na disputa eleitoral. Na sexta-feira (8), Luíz Inácio Lula da Silva (PT) indicou que o vice-presidente da sua chapa deve ser Geraldo Alckmin (PSB). A decisão aguarda aprovação do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *