Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Roberto Jefferson descumpriu decisão da Justiça e atirou contra a Polícia Federal à serviço do mandado de prisão e está preso em Bangu 8

Artigo por: Mayara Pereira

Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Em primeiro lugar, no último domingo (23), o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), aliado a Bolsonaro, reagiu à tentativa de prisão, atirando e jogando granadas contra agentes da PF, em Comendador Levy Gasparian (RJ). A ação ocorreu após o mandado de prisão decretado pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Dois agentes ficaram feridos durante a operação, e Jefferson já se encontra preso. 

Quero mostrar a vocês, chegou a Polícia Federal para me prender agora. As violências do ‘Xandão’. A minha raiz está plantada. O que eu quero vocês sabem. O jogo que eu estou jogando vocês sabem. Eu não vou me entregar. Chega, já cansei de ser vítima de arbítrio e de abuso, infelizmente. Eu vou enfrentá-los”, diz Jefferson em vídeo gravado quando a Polícia Federal chegou em sua casa. 

Em primeiro lugar, o Roberto Jefferson estava em prisão domiciliar desde janeiro de 2022. Além disso, em agosto de 2021 foi preso, por ordem de Moraes, no âmbito do inquérito das milícias digitais, que investiga a presença de uma organização que financia, produz e distribui conteúdos para desestabilizar a democracia.

Todavia, Jefferson teve o benefício da prisão domiciliar revogado neste domingo por divulgar um vídeo ofendendo a ministra Cármen Lúcia e descumprir outras medidas cautelares determinadas pela Justiça, como conceder entrevista ao canal Jovem Pan News, repassar orientações a dirigentes do PTB e receber visitas. 

Negociação com a Polícia Federal

Antes de Roberto Jefferson ser preso, um vídeo que circula nas redes sociais mostrando a negociação entre ele e um policial federal gerou inúmeros questionamentos. Na gravação, Jefferson tenta defender suas ações e recebe como resposta do PF: “Fica tranquilo”. Além disso, o agente – e outros presentes – ainda riem quando o petebista relata que jogou uma granada de efeito moral.

Por fim, Roberto Jefferson foi preso após oito horas de negociações, e foi indiciado por quatro tentativas de homicídio. Assim como na madrugada de segunda-feira (24), o ex-deputado foi levado ao presídio de Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Além disso, durante a tarde passou por audiência de custódia, que manteve a prisão em flagrante e o transferiu para o presídio Pedrolino Werling, conhecido como Bangu 8.

ROBERTO JEFFERSON PRESO

Roberto Jefferson passou a noite de segunda-feira (24/10), em uma cela individual. Sua transferência aconteceu na tarde de segunda, logo após sua audiência de custódia. A atualização do seu caso foi confirmado pela defesa do político em entrevista ao Metrópoles.

Jefferson recebeu a mesma refeição oferecida aos demais detentos: arroz, feijão, purê de abóbora e bife. O ex-deputado está recebendo atenção médica na cadeia, pois tem histórico de problemas de saúde. Jefferson já havia sido preso em 2014, após delatar o esquema do Mensalão. Naquela época, ele tratava um câncer no pâncreas e recebia dieta especial na prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *