Foto: Reprodução/Pixabay

Com o objetivo de alertar e informar a população sobre doenças cardiovasculares, além de setembro amarelo, este mês também é conhecido como setembro vermelho

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte em todo Brasil. Até o dia 23 de setembro de 2021 houve mais de 293 mil mortes relacionadas a problemas cardiovasculares, de acordo com o Cardiômetro, contador em tempo real criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). 

Ainda segundo dados da SBC, morrem 1.100 pessoas por dia devido a complicações cardiovasculares. No entanto, muitas dessas mortes poderiam e podem ser evitadas ao cuidar dos hábitos alimentares e incluir a prática de exercícios físicos na rotina. 

Além disso, infarto, hipertensão arterial, colesterol alto e sedentarismo estão entre as doenças que aumentam o risco de problemas no coração.   

Vale pontuar que além desse mês ser conhecido como setembro amarelo (campanha de prevenção ao suicídio), também há uma alerta para a cor vermelha, chamando a atenção para doenças do coração e riscos na pandemia. 

Confira, abaixo, 4 doenças mais perigosas para o coração, segundo o Instituto Coração alerta.  

1 – Infarto  

É provocado pela falta de oxigênio e sangue no músculo do coração devido a uma obstrução da artéria coronária, causando forte dor no peito, falta de ar e mal estar. Por se tratar de algo muito rápido, o tempo até a pessoa ser socorrida é crucial para viver ou morrer. Quanto mais tempo para ser atendido por um médico mais chance de óbito.

2-Acidente Vascular Cerebral (AVC) 

  • Acidente vascular hemorrágico: ocorre quando há o rompimento de vasos sanguíneos na região cerebral.
  • Acidente vascular isquêmico: ocorre quando há uma obstrução dos vasos sanguíneos, como entupimento de vasos cerebrais, trombose ou embolia. 

3- Doença vascular periférica (DAP)

  • Causada pelo acúmulo de gordura que obstrui as artérias periféricas do nosso corpo, a aterosclerose. Nas pernas, por exemplo, a redução do fluxo de sangue gera dores, dificuldade de caminhar e dormência.

4-Hipertensão arterial

Mais conhecida como pressão alta é um dos fatores de risco para as doenças mencionadas anteriormente. A hipertensão arterial, pode comprometer o coração, vasos sanguíneos, cérebro e rins.

Além disso, o sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto, triglicerídeos elevados e diabetes podem ser melhorados ao optar por hábitos saudáveis. O Sedentarismo, por exemplo, é caracterizado pela falta de inclusão de uma atividade física na rotina. O simples fato de caminhar pelo menos 30 minutos por dia pode ajudar a eliminar o risco de doenças no coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *