Foto: Myke Sena/MS

O Ministério da Saúde divulgou, na última segunda-feira (31), que distribuíra mais de 2,6 milhões de doses da vacina Coronavac para vacinação infantil. Além disso, o MS quer realizar o repasse em tempo recorde. De acordo com a pasta, o lote chega aos estados nos próximos dias. Ademais, o Instituto Butantan que produziu os imunizantes, em São Paulo (SP), que são destinados para as crianças de 6 a 11 anos.

O órgão divulgou a informação no 81° Informe Técnico, que também traz informações sobre os quantitativos de doses para cada estado. No entanto, o MS ressalta que para imunizar o público infantil, é preciso de autorização dos pais ou responsáveis. Além disso, no caso da presença dos mesmos no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. Em caso de dúvidas, a recomendação é que os pais ou responsáveis procurem a orientação prévia de um médico.

Vacina infantil

Ainda de acordo com a pasta, o MS já enviou mais de 7,5 milhões de doses pediátricas para todo o país. Ao todo, o ministério distribuiu mais de 4,2 milhões de imunizantes da Pfizer e 3,3 milhões da Coronavac apenas para as crianças.

Além disso, na última segunda-feira (31), o Brasil recebeu mais 1,8 milhão de doses pediátricas da Pfizer que serão distribuídas a todos os estados nos próximos dias, após passarem pelo controle de qualidade.

Vale ressaltar que o MS aprovou a vacinação infantil com a Coronavac em 20 de janeiro por unanimidade. O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. De acordo com a assessoria, a aplicação será em crianças e adolescentes brasileiros de 6 a 17 anos.

A autorização ocorreu após avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao pedido enviado pelo instituto em 15 de dezembro de 2021. A decisão levou em conta estudos de segurança e resposta imunológica vindos de países como Chile, China, África do Sul, Tailândia e Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *