Mão com um termômetro indicando o número trinta e oito ponto setenta e cinco.

É importante ter cuidado durante as festas de carnaval para evitar doenças transmissíveis por contatos humanos, como herpes, gripes, conjuntivite, entre outras.

O período carnavalesco é marcado por blocos, shows, trios elétricos e até festas na própria rua. Sendo assim, é o período que as pessoas se reúnem para dançar, comer e aproveitar como desejam. Apesar da alegria do carnaval, é necessário ter cuidado para evitar doenças transmissíveis por contatos humanos.

Veja doenças mais comuns no carnaval:

Conjuntivite:

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva: membrana que reveste os olhos e as pálpebras, cujo principal sintoma é a vermelhidão intensa da área branca dos olhos e secreção. Além disso, nem sempre os olhos ficam vermelhos, por vezes o principal sintoma da conjuntivite é a secreção abundante. No caso da conjuntivite viral ou bacteriana a transmissão se dá pelo contato direto com as secreções ou objetos contaminados.

Para evitar a transmissão da doença, recomenda-se ter muito cuidado na higiene e lavar sempre as mãos com água e sabão ou álcool, principalmente após limpar os olhos ou entrar em contato com as secreções.

Gripes e Viroses

A aglomeração pode aumentar a transmissão de doenças por via respiratória, como a gripe e outras viroses. Por isso, é preciso se manter hidratado e se alimentar corretamente. Além disso, o uso de bebidas alcoólicas em excesso também é um problema no período de carnaval. Assim, com o sistema imunológico baixo, facilita-se a possibilidade de adquirir doenças infecciosas.

Hepatite A

O Ministério da Saúde descreve a hepatite A como “uma infecção causada pelo vírus A (HAV) da hepatite, também conhecida como “hepatite infecciosa.” A transmissão é feita por contato pessoal próximo e sexual, além de via oral, podendo ocorrer através de alimentos e água contaminados. Os profissionais recomendam descobrir a procedência do que será consumido. Evitar compartilhar utensílios e utilizar preservativos também é importante.

Hepatite B

É uma infecção nas células do fígado causadas por um vírus. Pode ser transmitida pelo contato com o sangue, sêmen, fluidos vaginais e outros fluidos corporais de alguém infectado. Também existe a vacina de prevenção, que confere imunidade de até 95% em quem toma as três doses corretamente. Mas para evitar surpresas, é sempre bom tomar precauções, dentre elas, usar preservativos e não compartilhar objetos de uso pessoal, como escovas de dentes, alicates de unha, lâmina de barbear, entre outros. 

Herpes e mononucleose


A mononucleose infecciosa, conhecida como doença do beijo, é uma síndrome causada pelo vírus Epstein-Barr e incide com maior frequência em pessoas de 15 a 25 anos de idade. Da família herpes, também pode ser contraída através da tosse, espirro e objetos levados à boca, como copos e talheres. É um vírus menos contagioso que a gripe, o que faz com que seja possível haver contato com pessoas infectadas e não se contagiar.

O quadro clínico manifesta-se com dor de garganta, faringoamigdalite, linfadenopatia generalizada e esplenomegalia (aumento do baço). Mal-estar e cansaço são queixas frequentes, além de cefaleia (dor de cabeça), falta de apetite, náuseas, dores musculares, dores nas articulações, febre e calafrios. A duração do quadro clínico é de, aproximadamente, três semanas. Porém, o mal-estar, o desânimo e o cansaço podem manter-se por semanas ou meses.

Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, as DSTs se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para reduzir o risco da infecção. No entanto, no período carnavalesco, geralmente, esses cuidados são esquecidos, o que facilita a transmissão dessas doenças.

Caso acredite estar com alguma das doenças listadas acima, vá até o Posto de Saúde mais próximo de você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *