Foto: Reprodução/ Instagram

Pessoas conhecidas no ambiente digital podem ajudar sua empresa a fortalecer a marca e vender mais

Não tem escapatória: Sua empresa precisa estar online e usar os canais digitais para crescer. O ambiente é concorrido e, para ter uma presença forte, há uma série de estratégias que podem ajudá-lo a aparecer, atrair público e, consequentemente, aumentar as vendas. Já pensou, por exemplo, em contratar um influenciador?

Chamados também de “digital influencers”, do termo em inglês, eles fazem o chamado marketing de influência. São pessoas conhecidas na web que usam as próprias redes para fazer determinada marca chegar ao seu público, aproveitando um engajamento que já existe para promover determinado produto ou serviço.

Ou seja: O influenciador entra com sua habilidade em produzir conteúdo e aproveita a relação já estabelecida com seu público/seguidor, com quem já tem uma identificação, para exercer influência sobre seu comportamento, incluindo a forma de consumir.

Independentemente do tamanho da empresa, vai existir um influenciador que se encaixe no perfil. O importante é avaliar bem os nomes e seguir alguns critérios para que o investimento reflita em resultados – Há, inclusive, empresas especializadas em fazer esse meio-campo entre influencers e marcas.

Confira algumas dicas para acertar na estratégia e incluir o marketing de influência no seu negócio:

Conheça seu público

Antes de definir o influenciador, é fundamental que você saiba quem quer atingir. Afinal, o público-alvo precisa estar presente, como seguidor, nas redes da pessoa escolhida. Localização, gênero e faixa-etária são fatores importantes. Se seu foco é regional, não adianta escolher um influenciador conhecido somente na sua cidade, por exemplo.

Seja criterioso

Tenha em mente que o influenciador vai conectar sua marca aos clientes e, especialmente, potenciais clientes. Logo, busque um nome que queira efetivamente ser associado a sua marca e que se identifique com o segmento. Isso faz a diferença na hora de transmitir confiança ao público.

O número de seguidores pode até ser importante, mas não é (e nem deve ser) o único critério. Antes de contratar, acompanhe as postagens, observe os comentários e busque conhecer o influencer.

Defina um objetivo

Na hora de escolher, você precisa ter um objetivo definido. Querer atrair seguidores e dar um boom nas vendas é natural, mas considere outras metas. A escolha pode tornar o produto mais conhecido, fazê-lo ganhar respeito em determinado mercado e reforçar o posicionamento da marca.

Optar por alguém que não tenha os mesmos valores, por exemplo, pode fazer a estratégia fracassar. E não se esqueça de está preparado para atender o público que pode chegar com essa ação. Ao atrair mais clientes, você precisa está pronto para satisfazer esses consumidores.

3 thoughts on “Wesley Velho: Entenda o papel dos “influencers” e por que contratá-los pode ser uma boa estratégia”
  1. Antes a galera queria comprar um comercial na TV, hoje querem um digital influencie. O papel de proximidade que exerce com o público é um grande marketing.

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