Foto twitter eurocopa

Foto: Twitter Oficial/Eurocopa

Com um jogador a mais na prorrogação, Ucrânia consegue gol aos 120′ e garante classificação inédita

Na última partida pelas oitavas de final da Eurocopa a Suécia enfrentou a Ucrânia na tarde desta terça-feira (29) e o confronto que foi pra prorrogação terminou com vitória da Ucrânia por 2 a 1. Com o resultado a Ucrânia vai enfrentar nas quartas de final a Inglaterra neste sábado (03) no Estádio Olímpico de Roma às 16h.

Suécia 1×2 Ucrânia

A partida começou com as duas equipes se estudando, trocando passes no meio campo sem arriscar muitas jogadas ofensivas. A primeira chance apareceu aos 6′ com Kulusevski que chutou de dentro da área, mas foi travado. Aos 10′ Yaremchuk recebeu dentro da área após boa tabela pela esquerda com Yarmolenko, ajeitou e chutou no canto esquerdo obrigando Olsen a fazer grande defesa.

Isak que estava sumido na partida recebeu na esquerda da área aos 18′ cortou pro meio e chutou colocado pra fora passando perto da trave. O jogo perdeu um pouco de intensidade, com as duas equipes sem subir muito as linhas e tocando passes no campo defensivo, esperando uma brecha para atacar.

Aos 26′ o placar foi inaugurado com um belo gol de Zinichenko, que recebeu cruzamento da direita de Yarmolenko e pegou de primeira de canhota. Olsen até tentou a defesa mas não evitou o primeiro gol ucraniano. A Suécia teve que sair de trás, e em cobrança de falta na lateral do ataque e de longe aos 29′ Larsson viu que o goleiro se adiantou esperando o cruzamento e tentou surpreender batendo direto para o gol, mas Buschan se recuperou e fez a defesa.

A equipe sueca buscava chegar na área do adversário com bolas aéres, mas sem conseguir penetrar ou finalizar pro gol. E em rara jogada trabalhada por dentro aos 42′, Isak levou a marcação, passou a bola para Forsberg que dominou e chutou de esquerda pro gol. A bola desviou no zagueiro e tirou Buschan da jogada e indo pra rede. Gol de Forsberg, o quarto dele na competição e 1 a 1 no placar antes do intervalo.

Segundo tempo

As duas equipes voltaram do intervalo se arriscando mais, sem se preocupar muito com a parte defensiva e arriscando mais em jogadas individuais. Aos 8′ Larsson recebeu na entrada da área e chutou forte rasteiro e a bola passou perto do poste. A resposta veio em sequencia aos 9′ com Sydorchuk que recebeu sozinho na entrada da área e carimbou a trave esquerda de Olsen após receber passe de Yarmolenko.

O jogo esquentou e a Suécia também carimbou a trave em seguida: aos 10′ Isak roubou a bola no meio campo, arrancou em velocidade pela direita puxando a marcação e Forsberg apareceu na esquerda livre. Ele recebeu, ajeitou o corpo e bateu colocado, mas a bola beijou o pé da trave e foi pra fora. Aos 23′ de novo ele, Forsberg, recebeu na esquerda e cortou pro meio, limpou dois e bateu colocado no ângulo mas a bola explodiu no travessão.

A partida ficou um pouco mais cadenciada, com as duas equipes pegando um pouco de fôlego após o início da segunda etapa frenético e pensando em uma possível prorrogação. Suécia e Ucrânia chegaram pouco ao campo adversário e se arriscaram mais em chutes de longe e lançamentos longos, que não levaram perigo. A última chegada de perigo foi com Kulusevski aos 43′ quando recebeu lançamento nas costas da zaga de Krafth e teve a chance de bater de primeira, mas demorou e a marcação chegou travando o chute. Fim de jogo e pela quarta vez foi necessária a prorrogação nas oitavas desta Eurocopa.

Prorrogação

No início da prorrogação a bola ficou mais com a Ucrânia, que preferiu ficar trocando passes e esperando a Suécia se abrir e deixar espaços. E em um jogo com poucas faltas e nenhuma de maneira forte, aos 7′ Danielsson entrou de carrinho frontal em disputa com Besedin. Ele não atinge a bola e vai com as travas de encontro com o joelho do adversário, em lance que poderia ter causado uma lesão séria ou até fratura ao atacante ucraniano. O árbitro deu amarelo inicialmente, mas o VAR chamou e em rápida análise a cor do cartão mudou. Vermelho direto e Suécia com um a menos. O jogo ficou bastante picado, e se arrastou assim até o final do primeiro tempo de prorrogação.

Segundo tempo prorrogação

Mesmo com a superioridade numérica, a Ucrânia não conseguia achar espaços para atacar e acuar a Suécia no campo de defesa. Teve uma boa chance aos 5′ com Dovyk que chegou cara a cara com Olsen, mas mandou por cima do gol e logo após foi marcado o impedimento. Quando o jogo parecia caminhar para os pênaltis, Zinchenko chegou livre pela esquerda, cruzou e achou no miolo da zaga sueca Dovbyk livre que escorou e marcou o gol da classificação inédita da Ucrânia para as quartas de final da Eurocopa.

Ficha técnica

Suécia x Ucrânia
Local: Hampden Park, Glasgow – Escócia.
Data: 29 de junho de 2021 (terça-feira).
Horário: 16h (horário de Brasília).
Arbitragem: A arbitragem foi toda Italiana com o árbitro Daniele Orsato assistido por Alessandro Giallatini e Fabiano Preti. O quarto árbitro foi Davide Massa e o VAR ficou sob o comando de Massimiliano Irrati.
SOTM: Zinchenko .

Suécia: Olsen, Lustig (Krafth), Lindelöf, Danielsson, Augustinsson (Bengtsson), Olsson (Helander), Ekdal, Sebastian Larsson (Claesson), Forsberg, Kulusevski (Quaison), Isak (Berg).
Técnico: Janne Andersson.
Gols: Forsberg.
Cartões Amarelos: Kulusevski, Forsberg.
Cartão Vermelho: Danielsson.

Ucrânia: Bushchan, Karavaev, Zabarnyi, Kryvtsov, Matvienko, Stepanenko (Makarenko), Sydorchuk (Bezus), Zinchenko, Yarmolenko (Dovbyk), Yaremchuk (Besedin (Tsygankov)), Shaparenko (Malinovskyi).
Técnico: Andriy Shevchenko.
Gol: Zinchenko, Dovbyk.
Cartão amarelo: Yarmolenko.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *