Mão segurando um aparelho auditivo (audição)

O Ministério da Saúde reforçou o alerta para o diagnóstico precoce de doenças que podem afetar a audição. Além disso, o SUS oferece gratuitamente procedimentos que vão desde o teste da orelhinha até reabilitação auditiva.

Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas com idade entre 12 e 35 anos correm o risco de perder a audição devido à exposição excessiva à música alta e outros sons. No entanto, a prevenção ainda é o melhor caminho.

Sistema auditivo: serviços do SUS

atualmente, existem 268 serviços especializados em reabilitação que realizam o diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva no âmbito do SUS.

Ministério da Saúde

Desse total, 119 aptos, com os Centros Especializados em Reabilitação, e 124 serviços, correspondem aos Centros de Reabilitação Auditiva na Média e Alta Complexidade.

Além destes, há 33 serviços da Atenção Especializada e Centros de Implante Coclear, também estruturados em modalidade ambulatorial e hospitalar.

As iniciativas realizam avaliações clínicas, acompanhamentos e reabilitação, cirurgias de Implante Coclear e Prótese Auditiva Ancorada no Osso.

Além disso, vale ressaltar que dados da pasta mostram que, no período dos anos de 2020 e 2021, foram ofertados mais de 9,2 milhões de procedimentos assistenciais em todo Brasil.

Próteses para audição

A concessão de próteses auditivas também é considerada um recurso efetivo para pessoas com deficiência auditiva.

Além disso, aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), Sistemas de Frequência Modulada (Sistema FM), Próteses de Implante Coclear (IC) e Prótese Auditiva Ancorada no Osso (PAAO), permitem uma melhora significativa na vida dessas pessoas.

Teste da orelhinha

A Triagem Auditiva Neonatal tem por finalidade a identificação, o mais precocemente possível, da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes. Portanto, é um exame obrigatório e garantido por Lei.

Além disso, como estratégia para aumentar a cobertura do teste da orelhinha, o financiamento de equipamentos que realizam o teste beneficiou 564 maternidades que realizam partos pelos SUS.

No entanto, desse total, 368 maternidades foram comtempladas nos últimos três anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *