Michael Appleton / Gabinete de Fotografia da Prefeitura

Michael Appleton / Gabinete de Fotografia da Prefeitura

Após quase um mês de celebrações e conscientização, o dia 28 de junho é o dia do Orgulho LGBTQIA+ em muitos países pelo mundo, inclusive no Brasil

O dia internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado na maior parte do mundo no dia 28 de junho, tendo seu principal motivo a conscientização da população sobre a importância do combate à homofobia, criando uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independe da orientação ou do gênero das pessoas.

O dia do Orgulho é um lembrete constante para todos os gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e todas as identidades de gênero que devem se orgulhar de si próprios e não sentir vergonha de existir.

Mas, afinal, qual é a origem do Dia do Orgulho?

O Dia do Orgulho foi criado por conta de um dos episódios mais marcantes de toda história do movimento, a Rebelião de Stonewall Inn.

Até o ano de 1966, em Nova York, era proibido que pessoas LGBTQIA+ se reunisse em lugares públicos na cidade, sob a ideia de que causariam desordem nos espaços públicos, além de que as relações pivadas entre pessoas do mesmo sexo eram criminalizadas na época.

Com a legislação os protegendo, era comum a violência policial contra os membros da comunidade.

Porém, mesmo com a revogação da Lei, no dia 28 de junho de 1969 houve uma batida policial bar Stonewall Inn, um espaço que recebia o público LGBTQIA+, e isso despertou a revolta das pessoas presentes, quando agentes tentaram prender 13 pessoas.

Uma dessas pessoas, que revidou durante a invasão, foi Marsha P. Johnson.

A partir desse momento, vários protestos foram organizados para lutar pelos direitos dos homossexuais, em várias cidades norte-americanas.

A 1° Parada do Orgulho Gay foi organizada em 1970, um ano depois de Stonewall, para fortalecer ainda mais o movimento de luta contra o preconceito.


A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais do século XX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *