Braço com uma agulha sendo inserida. As mãos com a seringa estão com luvas.

Cerca de 18 milhões de brasileiros fazem parte do grupo prioritário, divididos em cinco fases e vacinados conforme doses enviadas

Foto/Pixabay

Nesta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde informou sobre o início da nova etapa de vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas.

Com o título “Vacina é vida. Vacina é para todos”, a mobilização tem o objetivo de retomar as coberturas vacinais do Brasil. 

Nessa primeira etapa, a vacinação será com doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença:

  • Idosos acima de 70 anos;
  • Pessoas imunocomprometidas;
  • Funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes;
  • Indígenas, ribeirinhos e quilombolas;

Cerca de 18 milhões de brasileiros fazem parte desse grupo. A partir disso, o Ministério da Saúde afirma que distribuiu aproximadamente de 19 milhões de doses de vacinas Covid-19 para todos os estados e o Distrito Federal.

“Essa ação é uma das prioridades do governo federal para reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), da confiança nas vacinas e da cultura de vacinação do país”, disse o Ministério da Saúde, segundo informações da assessoria.

Os grupos prioritários serão divididos em cinco fases e vacinados conforme as doses forem sendo enviadas aos estados. Todas as fases da vacinação já foram pré-determinadas, veja a seguir:

Fase 01 – segunda-feira (27), envio de vacinados os pacientes imunossuprimidos (a partir dos 12 anos), pessoas com mais de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e pessoas imunocomprometidas.

Vacinação bivalente, etapas:

A fase 02 começa em 06 de março e é destinada às pessoas de 60 a 69 anos.
Fase 03 em 20 de março para gestantes e puérperas.
A fase 04 será para profissionais da saúde e inicia em 17 de abril, no entanto, na mesma data será iniciada a fase 05, destinada às pessoas com deficiência permanente (à partir de 12 anos), adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e pessoas privadas de liberdade.

O objetivo vacinar aproximadamente 90% da população-alvo, inclusive é necessário ter o comprovante de vacinação afirmando ter recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente, além de ter tomado a última dose no mínimo 04 meses antes.
Além disso, o Ministério da Saúde confirmou que a partir de março, o calendário de vacinação será aberto para os demais grupos.

Leia +

>> OMS afirma 1º surto do vírus Marburg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *